29 de Setembro: Festa dos Arcanjos São Miguel – São Rafael – São Gabriel

Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel: Santos Patronos deste Apostolado

*********************************

 

Arcanjo São Miguel

 

1 – SEU NOME: MIGUEL

 – en hebreu, מיכאל‎ – Mija-El, Mikaiyáh ou Mijaiá = ‘Quem como Deus?’

– em árabe: ميخائيل (Mījā’īl);

–  em grego: Μιχαήλ Mijaíl;

– em latim: Michael ou Michahel

– É o Chefe  dos Exércitos de Deus nas religiões judia, islâmica e cristã (Igrejas Católica, Ortodoxa, Copta e Anglicana).

*******************************

2 – SIGNIFICADO DO NOME DE SÃO MIGUEL

a – Miguel – significa: «¿Quem é como Deus?»

b – Miguel – hebreu = “mika’el” – “¿Quem como El?”

[Notas:El” – termo hebreu usado para identificar o Ser Divino (Deus).

Quando o nombre Él é aplicado a Deus de Israel, ele geralmente tem um genitivo especificativo. Por exemplo:

    – El Betel (Gen 35,7)

    – El de nossos pais (Gen 49,25)

    – El de Israel (Salmo 68,36)

    – El de Jacó (Salmo 146,5)

    – El da eternidade (Gen 21,33)

    – El de Elohim de Israel (Gen 33,20)

    Estos genitivos (*) parecem expressar o desejo de distinguir o Deus de Israel de outros seres a quem estes nomes eram aplicados.]

[Significado de EL– Segundo o Dicionário Bíblico – John L. McKenzie – Editora Paulus – Brasil – 7a. Edição – São Paulo – Brasil – pág. 230 – ao definir o vocábulo: “Deus”.

(*) – Genitivo:   nome masculino/adjetivo.  Caso das línguas que tem declinação com o que, em geral, se expresa a relação de possessão ou pertença ou a matéria de que está feita uma cosa. Se aplicou em gramática ao caso genitivo por denotar a origem.

*******************************

3 – Miguel – na liturgia cristã é o protetor da Igreja e o Anjo que acompanha as almas dos mortos até o céu. 

[Dic. Bíblico McKenzie op. cit.  Cit., pág. 610 – no vocabulo “Miguel”]

****************************

– PAPA FRANCISCO

 DE  – EN  – ES  – FR  – IT  – PT 

“São Miguel Arcanjo é o Patrono do Estado da Cidade do Vaticano.”

[PALAVRAS DO SANTO PADRE FRANCISCO na bênção da nova Estatua de São Miguel Arcanjo – Jardins Vaticanos sexta 5 de julho de 2013]

Fonte: Vaticano – Libreria Editrice Vaticana

*******************************

– PAPA BENTO XVI:

 DE  – EN  – ES  – FR  – IT  – PT ]

Referindo-se a São Miguel:

“Defende a causa da unicidade de Deus contra a presunção do dragão, da “serpente antiga”, como diz São João.

A serpente intenta continuamente fazer crer aos homens, que Deus deve desaparecer, para que eles possam chegar a ser grandes; que Deus obstaculiza nossa liberdade e que por isso, devemos desembaraçarmos dele.

A outra função do Arcanjo Miguel, segundo a Escritura, é a de protetor do povo de Deus (cf. Daniel, 10, 21; 12,1)”

Fonte: Vaticano – Libreria Editrice Vaticana

****************************

A.3 – SÃO MIGUEL ARCANJO NA SAGRADA ESCRITURA

Dan 10:13 – O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Pérsia.

Dan 10:21 – Mas (antes), te farei conhecer o que está escrito no livro da verdade.

Dan 12:1 – Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro.
Ap. 12:7 – Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,

*******************

Imagem supra: de Bartolomé Román (Pinacoteca de la Basílica y Convento de San PedroLima)

Fonte: Wikipedia

B.1 – SEU NOME: RAFAEL

– do hebreu: refael – “El cura”

hebreu: רָפָאֵל, Rāp̄āʾēl, Rafa-El,

Nota: – “El” – termo hebreu usado para identificar o Ser Divino (Deus). Examinado antes, com detalhe, na la parte de São Miguel.

Atualmente a palabra hebréia equivalente a médico é rofe, conectado com a mesma raíz de Rafa-El.

– Em árabe se chama: اسرافيلIsrafil.

B.2 – SIGNIFICADO DO NOME DE SÃO RAFAEL

– “O que cura” – “Deus cura” – ou “Deus Él curou” – ou “cura, Él!” – ou “medicina de Deus” – aquele que cura: Tobias, 6; 11,1-15

É o arcanjo próximo dos homens, para aliviá-los em sua dor e sofrimento.

********************************

–  Papa BENTO XVI

DE  – EN  – ES  – FR  – IT  – PT 

São Rafael é-nos apresentado sobretudo no Livro de Tobias como o Anjo ao qual é confiada a tarefa de curar. Quando Jesus envia os seus discípulos em missão, com a tarefa do anúncio do Evangelho está sempre ligada a de curar. O bom Samaritano, acolhendo e curando a pessoa ferida que jaz à beira da estrada, torna-se silenciosamente uma testemunha do amor de Deus. Este homem ferido, com necessidade de curas, somos todos nós. Anunciar o Evangelho, já em si é curar, porque o homem precisa sobretudo da verdade e do amor.

Fonte: Vaticano – Libreria Editrice Vaticana

***********************

B.3 – SÃO RAFAEL ARCANJO NA SAGRADA ESCRITURA

Tobías 3

25 – e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor.*”

Tobias 12

15 – “Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.”

Judas 1

9 – “Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!”

******************

San Gabriel Arcángel O.D.M. pinxit

Fonte da Imagem supra: Vida de los Santos

C.1 – SEU NOME: GABRIEL

– do hebreu: gabriel Él é forte”

NOTA: – “El” – termo hebreu usado para identificar o Ser Divino (Deus). Examinado antes, com detalle, na parte de São Miguel.

Gabriel – em hebreu גַּבְרִיאֵל,

 – em latim: Gabrielus;

– em grego Γαβριήλ, Gabriēl,

– em árabe جبريل, Jibrīlجبرائيل Jibrāʾīl)

– no hebraico moderno Gavriʼel,

– no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl;

(Fonte: Wikipedia)

************************

C.2 – SIGNIFICADO DE SEU NOME

 – Mensageiro e Fortaleza de Deus

 1 – EXTRATO DA MENSAGEM DA SANTÍSIMA VIRGEM MARIA AO PADRE GOBBI SOBRE OS TRES ARCANJOS:

Ao Arcanjo Gabriel é confiada a grande missão de anunciar o retorno de Jesus na glória, para instaurar o seu reino no mundo.

Como por Ele veio o celeste anúncio da primeira vinda do meu Filho ao mundo, assim ainda Ele será o luminoso mensageiro da segunda vinda de Jesus na glória. Esta segunda vinda acontecerá na potência e na luz, com Jesus que aparecerá sobre as nuvens do céu, no esplendor da sua divindade, para submeter a Si todas as coisas. E assim à todo o universo criado aparecerá a divina potência do meu filho Jesus. Ao Arcanjo que é chamado “Força de Deus” foi dada a tarefa de anunciar a todos o retorno próximo de Cristo com a força da sua divina potência.

(Mensagem Extraída da 19.a Edição Brasileira do Livro Azul “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora”, correspondendo à 24.a Edição Italiana – Janeiro de 2000 – nas páginas 962 a 964. Mandado imprimir pelo Centro de Distribuição deste Livro, denominado “Corim Apostolado Mariano e Caridade” – Expand Group – Rodovia Raposo Tavares, Km 26,5 – CEP-06700-000 – Cotia – São Paulo – Brasil)

[Español – Del Libro: A Los Sacerdotes Hijos Predilectos de la Santísima Virgen – 23ª. Edición Española – Distribuido en América Latina por Carmen Rosa Álvarez de Crow – Santiago – República Dominicana – msmrdo@hotmail.com – Tel.: (809)583-8677] – dada en Omaha Nebraska (U.S.A.), 29 de septiembre de 1994 – Fiesta de los Santos Arcángeles Gabriel, Rafael y Miguel – Pág. 1081]

****************

– Papa Bento XVI

DE  – EN  – ES  – FR  – IT  – PT 

“Gabriel é o Mensageiro da encarnação de Deus.”

(Fonte: Vaticano – Libreria Editrice Vaticana)

*************

C.3 – SÃO GABRIEL NA SAGRADA ESCRITURA

Dan 8:16 – “e ouvi uma voz humana vinda do meio do Ulai: “Gabriel” – gritava –, “explica-lhe a visão”.*”
Dan 9:21 – “não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, em um relance era a hora da oblação da noite, Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão.”
Luc. 1:19 “O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.”
Luc. 1:26 “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,”

*************************

Extratos de Chamados de Amor e de Conversão deste Apostolado que fazem referência aos Arcanjos

 

1 – Sagrado Coração de Maria – de 29.09.2018

“Filhinhos Meus! Acompanhada de São Miguel, vim encontrar-Me com Meus filhos. (…) O Arcanjo São Miguel intercede, protege e acompanha todo o Exército de Meus apóstolos. (…) Meu Coração Doloroso e Imaculado, junto ao Arcanjo São Miguel, os abençoa: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.”

**********************

2 – Do Arcanjo São Miguel –  de 22.02.2018

“Por intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, vim transmitir este Chamado. Sou o Arcanjo São Miguel, e a Mim está confiada a defesa dos filhos de Deus nesta Batalha Espiritual dos Últimos Tempos, lutando contra os ataques de Satanás, que quer impedir que se estabeleça o Reinado Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus. E desde este Santuário Espiritual, para os apóstolos dos Últimos Tempos, os Sagrados Corações de Jesus, Maria e José, querem preparar o Exército do Cordeiro de Deus. É por isso, de suma importância, que escutem com o coração cada Chamado de Amor e de Conversão. Não se distraiam do importante. Trabalhem junto a Mim, para que as intenções dos Sagrados Corações de Jesus, José e Santa Maria, sejam uma realidade. Mas começando por vocês mesmos, com a obediência, com a oração, com o jejum e os Sacramentos. Irmãozinhos: acendam com a oração seus corações. Não permitam que durmam, mas que estejam despertos, para que estejam prontos a obedecer ao Senhor. Estas revelações privadas são importantíssimas para suas almas, porque se lhes está revelando os Tesouros do Coração de Jesus. Não se deixem perder e nem confundir. Meditem os Chamados de Amor e de Conversão, junto com a Palavra de Deus.  Leiam o Primeiro Capítulo do Livro do Profeta Ezequiel.”

“Quem como Deus? Ninguém como Deus!” Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.”

*************************

3 – Do Sagrado Coração de Maria – de 04.02.2017

(…) São Miguel, São Gabriel, São Rafael, o Anjo da Paz e seus Anjos da Guarda, peregrinam com vocês.”

*************************

4 – Coração Doloroso e Imaculado de Maria – de 03.12.2018

(…) Enviei através deste pobre instrumento, o Apostolado de Nossos Sagrados Corações, para unir o exército mariano, os apóstolos dos Últimos Tempos, e também pedi que estabelecessem Meu Jardim: o Jardim de Maria, no qual coloquei um granito de terra de todos os lugares onde Eu vim, para encontrar-Me com Meus filhos. (…)Filhos Meus: o Padre Pio e o Arcanjo São Miguel custodiam Meu Jardim, dando também com sua intercessão, graças para os que acodem com fé e se purifiquem.”

*************************

5 – Coração Doloroso e Imaculado de Maria – de 24.11.2018

(…) “E no Meu Jardim, de maneira permanente, o Padre Pio e o Arcanjo São Miguel, encontram-se custodiando este Lugar Santo.”

 

*************************

Mensagem Completa de Nossa Senhora ao Pe. Gobbi sobre os Três Arcanjos

NOTA EXPLICATIVA: As Mensagens dadas ao Padre Gobbi  por Nossa Senhora, são reconhecidas pelo Céu neste Apostolado. Quando Nossa Senhora  explicou a Manoel de Jesus, instrumento deste Apostolado, o motivo de  querer os Cenáculos de Oração.  Disse Ela, no Comunicado deste Apostolado de 28.08.2017:

Por que a Mãe pede um Novo Cenáculo de Oração? A própria Mãe explica, que Ela revelou muitas devoções. Mas que a nenhuma lhe responderam com a obediência que Ela esperava de seus filhos. 

Neste Cenáculo de Oração ela quer resumir, reunir, juntar todas essas orações e devoções, como me disse concretamente, o Cenáculo do Padre Gobbi, as Orações da Divina Vontade, as Orações da Chama de Amor, as Meditações do Mistério do Rosário, segundo São Luís de Monfort, a Leitura do Evangelho do Dia, o Salmo 25, a Comunhão Espiritual e as Consagrações Finais. Tudo isto é uma reunião de todas essas orações e revelações que a Mãe deu antes. Mas, que como Ela mesmo disse, o Apostolado é uma rede. Onde é reunido todas as espiritualidades reveladas pelo Céu em uma só rede. Por isso o Cenáculo do Apostolado é um Cenáculo de Oração, de Devoção muito completa.”

****************************

Omaha-Nebraska (USA), 29 de setembro de 1994

Festa dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel

(Mensagem Extraída da 19.a Edição Brasileira do Livro Azul “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora”, correspondendo à 24.a Edição Italiana – Janeiro de 2000 – nas páginas 962 a 964. Mandado imprimir pelo Centro de Distribuição deste Livro, denominado “Corim Apostolado Mariano e Caridade” – Expand Group – Rodovia Raposo Tavares, Km 26,5 – CEP-06700-000 – Cotia – São Paulo – Brasil)

[Español: Libro A Los Sacerdotes Hijos Predilectos de la Santísima Virgen – 23ª. Edición Española – Distribuido en América Latina por Carmen Rosa Álvarez de Crow – Santiago – República Dominicana – msmrdo@hotmail.com – Tel.: (809)583-8677]

Os anjos do vosso tempo

“Hoje celebrais a festa dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.

São os Anjos do vosso tempo.

São os Anjos do tempo conclusivo da purificação e da grande tribulação.

São os Anjos do vosso tempo.

A eles é confiada uma tarefa particular durante o período, da prova e do grande castigo.

A eles cabe salvar o povo de Deus, recolher de toda a parte da terra quem é chamado a fazer parte do pequeno resto, que permanecerá fiel, no refúgio seguro do meu Coração Imaculado.

São os Anjos do vosso tempo.

São sobretudo os anjos que vos revelam os últimos acontecimentos descritos no livro selado.

Ao Arcanjo Miguel é confiada a tarefa de conduzir a batalha o exército dos Anjos e dos meus filhos fiéis contra o aguerrido exército de satanás, do mal das forças satânicas e maçônicas, já organizadas a nível mundial, como uma única grande potência, para colocar-secontra Deus e contra o seu Cristo.

São Miguel intervirá sobretudo para combater o antigo inimigo Lúcifer, que na última hora, aparecerá com toda a tenebrosa potência do anticristo.

Sua é a tarefa de combatê-lo e de vencê-lo, de expulsá-lo para o seu reino de trevas e de fogo, oferecendo à vossa Mãe Celeste a corrente com a qual o amarrará e a chave para fechar a porta do abismo, do qual não poderá mais sair para fazer mal no mundo.

Ao Arcanjo São Rafael é confiada a missão de participar como médico celeste na grande luta; para socorrer-vos e curar os que são golpeados e feridos.

Como a Tobias ele restituiu a vista, assim também à milhões de meus pobres filhos, tornados cegos pelos pecados, pelos erros e pela grande treva dos vossos dias, ele restituirá a visão, para que possam voltar a crer e a contemplar o divino esplendor da Verdade;

Ao Arcanjo Gabriel é confiada a grande missão de anunciar o retorno de Jesus na glória, para instaurar o seu reino no mundo.

Como por Ele veio o celeste anúncio da primeira vinda do meu Filho ao mundo, assim ainda Ele será o luminoso mensageiro da segunda vinda de Jesus na glória.

Esta segunda vinda acontecerá na potência e na luz, com Jesus que aparecerá sobre as nuvens do céu, no esplendor da sua divindade, para submeter a Si todas ascoisas.

E assim à todo o universo criado aparecerá a divina potência do meu filho Jesus.

Ao Arcanjo que é chamado “Força de Deus” foi dada a tarefa de anunciar a todos o retorno próximo de Cristo com a força da sua divina potência.

Por isto hoje vos convido a honrar, a rezar e a invocar a proteção destes três Arcanjos, chamados a desenvolver uma tão grande missão no tempo conclusivo da grande tribulação e a levar-vos para dentro do coração dos últimos acontecimentos, que agora sois chamados a viver com confiança e com grande esperança.”

********************

Share This:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.