29 de dezembro: Festa da Sagrada Família de Nazaré

A Sagrada Família de Nazaré

PDF do post

Eclesiástico 3,2-6.12-14:

32Pois o Senhor glorifica o pai nos filhos e fortalece a autoridade da mãe sobre a prole. 3Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados,

4o que honra a sua mãe é como quem ajunta um tesouro.  5Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido.

6Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe

12Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida.  

13Mesmo se a sua inteligência faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor.

14Pois uma caridade feita a um pai não será esquecida, e no lugar dos teus pecados ela valerá como reparação.

************************

Hoje, no pulmão latino da Igreja Católica, celebramos a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

Esta Sagrada Família serve como modelo para todas as famílias de todos os tempos.

Ainda que Cristo, oculto da vida, não se nos revele plenamente nas Escrituras, estes anos de Jesus com Maria e José nos mostram a importância de sua vida diária no tempo ordinário da vida familiar.

É em Nazaré onde começa a escola do Evangelho. É aqui onde se proporcionam três lições importantes: a lição do silêncio, a lição da vida familiar e a lição do trabalho.

O Papa São João Paulo II queria ser recordado como o “Papa da Família”, graças ao seu incansável trabalho para apoiar e promover os valores familiares. Recordemos por exemplo a bela advocação de Rainha da Família, introduzida por este grande Papa nas Ladainhas Lauretanas.

Nunca antes na história da Igreja, a família esteve tão exposta a ataques e novidades, que parecem querer arrancar de raiz os fundamentos do matrimônio.

É que é tal a imagem e semelhança de Deus no matrimônio, que o demônio a detesta com ódio singular!

Para ajudar-nos a entender um pouco mais o papel da Sagrada Família, e como desempenha um papel importante para nossa cultura moderna e vida familiar, apresenta-se 14 citações do Papa São João Paulo II, Santo Patrono do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos.

“A família está chamada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração simples, cheia de esforço e ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se converta em oração.”

 “Para uma família que faz oração, não lhe faltará nunca a consciência da própria vocação fundamental: a de ser um grande caminho de comunhão.”

“A família é para os crentes, uma experiência de caminho, uma aventura rica em surpresas, mas aberta sobretudo, à grande surpresa de Deus, que vem sempre de modo novo à nossa vida.”

“O homem é essencialmente um ser social. Com mais razão, pode-se dizer que é um ser familiar.”

“O futuro depende, em grande parte, da família. Ele leva consigo o próprio futuro da sociedade. Seu papel especialíssimo é o de contribuir eficazmente para um futuro de paz.”

Que toda família do mundo possa repetir com verdade o que afirma o salmista: “Vede que doçura, que delícia, conviverem os irmãos unidos.” (Salmo 133,1)

“O matrimônio e a família cristã edificam a Igreja. Os filhos são fruto precioso do matrimônio.”(Familiaris Consortio 14,16)

A acolhida, o amor, a estima, o serviço múltiplo e unitário – material, afetivo, educativo, espiritual – para cada criança que vem a este mundo deveria constituir sempre uma nota distintiva e irrenunciável dos cristãos, especialmente das famílias cristãs. Assim, a crianças, ao mesmo tempo que crescem “em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens”, serão uma preciosa ajuda para a edificação da comunidade familiar, para a própria santificação dos pais. (Familiaris Consortio, no 26)

A família é “base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiam durante toda sua vida.”

“Os pais têm direitos e responsabilidades especificas na educação e na formação de seus filhos nos valores morais, especialmente na difícil idade da adolescência.”

“Os pais de família que tem a responsabilidade da educação humana e cristã dos filhos, confiando também na ajuda especializada de educadores e catequistas sérios e bem formados.”

“Ajudai os vossos filhos para irem ao encontro de Jesus, para conhece-lo melhor e para segui-lo, entre as tentações a que estão continuamente expostos, sobre o caminho que leva a autêntica felicidade.”

“Todos os católicos, em especial os casados, devem ser os primeiros em testemunhar a grandeza da vida conjugal e familiar com. Uma ação catequética e educativa mais incisiva e constantes, que permita incentivar o ideal cristão de comunhão conjugal e fiel indissolúvel.”

“Políticas familiares baseadas na esterilização massiva, na promoção do aborto ou do divórcio, produzem resultados dramáticos: a desintegração da célula fundamental da sociedade.”

***************************

Share This:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.