Dias Litúrgicos,  Setembro Cruz Gloriosa e Dores Corredentoras de Maria

Parte 1 – Setembro – Mês da Cruz Gloriosa e das Dores Corredentoras da Santíssima Virgem Maria

 

 

************************

Prólogo

Este Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria, que é uma Obra ao serviço da Igreja Católica, e em concordância com o Magistério e Doutrina da Santa Igreja, durante este mês de setembro, irá diariamente, expondo, refletindo e meditando sobre a Cruz, e as Dores Corredentoras da Santíssima Virgem Maria. 

A finalidade destas reflexões, é obtermos um mínimo de conhecimento sobre a Doutrina da Cruz do Senhor Jesus e das Dores Corredentoras da Mamãe Celestial. Pois, segundo Santa Rosa de Lima: “Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu.” (Catecismo, número 618)

*******************

Meditação 1

Introdução à Doutrina da Cruz

A Cruz Gloriosa os Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

“A Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, representa o Reinado Eucarístico do Sagrado Cordeiro de Deus: o Sagrado Coração de Jesus, que reinará desde a Cruz, mas com Maria.

É o advento do Reinado Eucarístico do Sagrado Coração. Desde a sombra do triunfo do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, ao pé da Cruz Glorioso, está escrita a palavra “Fiat”, que representa esse reino glorioso onde viveremos. Esse “Faça-se”, onde faremos tudo o que nos manda Jesus no Evangelho.

Desde o Pai e desde a Cruz, brotam raios de luz para o mundo. É essa Graça Misericordiosa que brota sobre todas as nações, sobre todos os lugares, sobre todas as pessoas que escutam o Evangelho, orando e preparando-se para esse Novo Pentecostes, que derramará o Senhor sobre todo espirito.”

*********************

Chamado de Amor e de Conversão do Sagrado Coração de Jesus – 1 de Fevereiro de 2019

“Meu Apostolado também é uma obra da Cruz. A Cruz será o Altar perpétuo de Meu Coração Eucarístico, no qual Me ofereci, Me ofereço, e eternamente Me oferecerei ao Meu Pai por vocês.

A Cruz é o Altar do Meu Coração, e Minha Mãe está ao pé deste Altar, adorando, consolidando e preparando, sem cessar, pela humanidade.

É também por isto, que revelei através de Meu Apostolado, para todo o mundo, a Cruz Gloriosa de Nossos Sagrados Corações Unidos.

Cruz que é o Altar da Sagrada Eucaristia e Trono dos Sagrados Corações da Mãe e do Filho. Cruz que afugenta Satanás. Cruz que abençoa o lugar onde se a exponha. Cruz que protegerá cidades de desastres naturais, e da Ira do Pai.

Nesta Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, concentrei todas as Espiritualidades da Cruz.

Que a Cruz Gloriosa de nossos Sagrados Corações seja amada e semeada no mundo inteiro!

E com esta Cruz, que é Meu Altar e Meu Trono, os abençoo.

Com esta Cruz que Meu Pai pediu que se entronizasse no Jardim de Maria: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.”

**********

Chamado de Amor e de Conversão de Santa Teresa de Jesus (de Ávila) – 23 de abril de 2019

“A Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos é sinal de Jesus Ressuscitado.

A Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos recorda e louva o mistério da Ressurreição de Nosso Senhor.

A Cruz glorificada com o Santíssimo Corpo Eucarístico no centro, representa o Cordeiro de Deus, que está glorificado, e que se mostra ao mundo com os sinais do sacrifício. É dizer, seu Coração Transpassado, mostrando o sofrimento que atravessou, para salvar a humanidade do pecado.

Unido ao seu Coração Eucarístico, está o Coração da Rainha Celestial. Coração que é a Porta, através da qual as almas se encontram com Jesus, e Coração, através do qual Jesus virá para reinar.

A Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos glorifica a dolorosa Paixão de Jesus; prega o mistério de Maria Corredentora, e anuncia o Novo Reino Eucarístico que está por vir.

Orando a Coroa da Perfeição dos Sagrados Corações Unidos, compreenderão e viverão esse mistério da Cruz glorificada.

Eu Teresa de Jesus, intercedo por cada um de vocês: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.”

**************

DIA 2

Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria

27 de novembro de 2018

(Do Tratado Da Verdadeira Devoção Aos Sagrados Corações Unidos De Jesus e de Maria – TVDSCUJM – Pág. 33)

“Filhinhos de Meu Doloroso e Imaculado Coração!

Desde este Novo Jardim para estes Últimos Tempos, Nossos Dois Sagrados Corações Unidos estão reparando a desobediência do homem e a rejeição ao Amor de Deus, das criaturas.

Nossos Dois Sagrados Corações são os reparadores do Coração do Pai, por excelência.

Como Novo Adão, Jesus Cristo; como Nova Eva, Eu, Maria, no Novo Jardim, o Jardim de Maria, estamos mostrando ao mundo o sinal da Cruz: a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos.

Filhinhos Meus: é importante que compreendam que a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, é o chamado final de todas as obras da Cruz.

Esta Cruz mostrada a Concepción Cabrera; esta Cruz manifestada em Dozulé; esta Cruz mostrada na Medalha Milagrosa; esta mesma Cruz, o Céu faz uma chamada final.

A Cruz que reina em Meu Jardim é a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, que é o sinal profético do triunfo de Meu Coração Maternal e do Reinado Eucarístico do Coração de Meu Filho.

Esta mesma Cruz é um poderoso sacramental, que todos meus apóstolos podem e devem difundir no mundo inteiro, começando em Meus Cenáculos de Oração.

Queridos filhos: esta Cruz prepara os corações do mundo para Meu Triunfo. Esta Cruz anuncia o Glorioso Reinado do Coração Eucarístico de Jesus. Esta Cruz afugenta satanás, calamidades e desastres naturais. Esta Cruz dá paz aos que com fé adoram o Coração de Jesus.

Filhinhos Meus: por meio desta Obra do Apostolado, apresentamos a Grande Obra da Cruz: a Cruz com Jesus, com Maria. A Cruz Eucarística; a Cruz de Nossos Sagrados Corações Unidos. E os abençoo com esta Cruz Gloriosa: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.”

PONTOS PARA REFLETIR

Destacamos neste Chamado de Amor, alguns pontos para nossa reflexão.

1 – Os Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria, mesmo no Céu, continuam ainda em reparação à desobediência do homem e à rejeição ao Amor de Deus pela humanidade; reparam ao Coração do Pai; mostram ao mundo o sinal da Cruz: a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, que é o chamado final de todas as obras da Cruz.

2 – Esta Cruz Gloriosa foi mostrada a Concepción Cabrera de Armida, do México.  http://apcross.org/conchita/diario70.htm

Ela foi declarada Venerável por Sua Santidade o Santo Padre o Papa São João Paulo II em 20 de dezembro de 1999. O Papa Francisco autorizou a beatificação de Conchita, nome como era chamada, em 8 de junho de 2018, e, em 4 de maio de 2019, ela foi beatificada na Cidade do México.

3 – Esta Cruz Gloriosa foi manifestada em Dozulé, um pequeno povoado ao norte da França, na província da Normandia, onde aconteceram as aparições, de 1972 a 1982, num total de 50 aparições de Jesus a Madalena Aumont, uma humilde esposa de um operário e mãe de cinco filhos, de profissão costureira, nascida em 1924, que residia em Putot, antes de ir a viver definitivamente em Dozulé e ter as aparições da Cruz Gloriosa e de Jesus Glorioso e Misericordioso.

Em 28 de março de 1972, Madalena percebeu uma luz deslumbrante no céu, e viu que ia se formando lentamente uma imensa cruz luminosa, e escutou em latim “ECCE CRUCEM DOMINI”, que significa  “eis aqui a Cruz do Senhor”, e logo, uma voz lhe disse: “Fareis conhecer esta Cruz e a levareis.”

Madalena continuou visualizando por seis vezes mais a Cruz no céu. Logo teve aparições de Jesus Glorioso e umas poucas aparições de São Miguel Arcanjo, totalizando 50 aparições.

Entre as mensagens, muitas delas em latim, pronunciadas por Madalena, que desconhecia o latim, Jesus pede: “levantar a Cruz Gloriosa em Dozulé e ao pé dela construir o Santuário da Reconciliação”.

Esta Cruz deverá medir 738 metros de altura e 123 metros em cada braço. O pedido desta enorme Cruz, explica o Senhor, se deve  que essa é a altura que tem o monte Calvário, o Gólgota.

4 – Disse Nossa Senhora, esta Cruz Gloriosa é um poderoso sacramental, que todos meus apóstolos podem e devem difundir no mundo inteiro, começando em Meus Cenáculos de Oração. Esta Cruz prepara os corações do mundo para Meu Triunfo. Esta Cruz anuncia o Glorioso Reinado do Coração Eucarístico de Jesus. Esta Cruz afugenta satanás, calamidades e desastres naturais. Esta Cruz dá paz aos que com fé adoram o Coração de Jesus.

5 – esta Cruz Gloriosa foi mostrada na Medalha Milagrosa

– Em 1830, na França, a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina Labouré, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição.

– Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças, que somente no fim do ano de 1832 foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.

6 – Em muitos Chamados de Amor temos a afirmação que este Apostolado é a “culminação de todas as Suas manifestações, aparições e graças dadas ao mundo inteiro.”

Diante de tantos sinais e fatos extraordinários que o Senhor Jesus e Sua Santíssima Mãe Virgem Maria deram ao mundo nos anos que passaram, não deixemos passar esta oportunidade de conhecermos, lermos, refletirmos, meditarmos nos Chamados de Amor que nos conduzem à conversão e à salvação eterna.

**************

PRÓXIMA PÁGINA – Página 2

DIA 3

OS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS DE JESUS E DE MARIA E O ESPIRITO DA CRUZ

(Extraído do Tratado Da Verdadeira Devoção Aos Sagrados Corações Unidos De Jesus e de Maria– TVDSCUJM – ARTIGO IV – Pág. 49 e ss.)

“Nos diz o Evangelho: “quem quiser seguir-me, carregue sua cruz e siga-me” (Lc 9,23).

O caminho para chegar a Jesus, é o caminho da Cruz, o Amor-Fiat feito caminho.

Para poder abraçar a Ressurreição, deve-se primeiro abraçar a Cruz. A Cruz é o maior sinal do nosso sacrifício, entregue com amor e dor, no Reino do Fiat.

Como apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, devemos também ser apóstolos da Santa Cruz, porque é o Trono desde onde reinam os Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria.

Maria é o exemplo claro de uma profunda devoção à Cruz de Jesus.

Porque se são apóstolos de Jesus Cristo, filhos de Maria, também devem ser filhos da Cruz. Porque a nossa amada Mãe amou a Cruz, porque a Mãe também sofreu no seu Coração Imaculado as Dores do seu Filho Jesus Cristo.

A Cruz foi a espada da dor que atravessou Seu Coração Doloroso e Imaculado (Lc 1, 36). Porque na Cruz, o seu Filho entregou sua vida em resgate pelas almas.

Maria ofereceu seu Filho desde a cruz, oferecendo-se a Mãe também junto ao Coração Sacrificado de seu Senhor.

Esta espiritualidade da Cruz contempla, vive e transmite Jesus em seus aspectos de Sacerdote e Vítima, de Cordeiro e Pastor.

Pela Vontade Divina, fomos chamados a participar pelo Batismo do Sacerdócio comum dos fiéis, seguindo a Jesus Cristo, Sacerdote e Vítima em seu Sacrifício por Amor-Fiat.

Enfatizando sua fidelidade ao Pai Terno e Misericordioso, e sua solidariedade salvífica com o irmão e com a Mãe Maria, nos oferecemos com Jesus ao Pai Eterno, sobretudo na Sagrada Eucaristia, para prolongar o Reinado do Espírito Santo na salvação dos homens e na santificação da Igreja.

Especialmente na dos sacerdotes, e assim, receba consolo o Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, para a glória do Pai terno e misericordioso.

O Reinado da Cruz dos Sagrados Corações Unidos e do Espírito Santo, se dará nos corações, que junto com a Cruz Gloriosa, procuram identificar-se com Jesus Cristo, educando-se para serem transformados pelo Espírito Santo em salvadores com Cristo, e possam, como apóstolo do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus e Filho do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, realizar a missão que lhe foi confiada.

Como apóstolos, contemplamos Jesus Crucificado. Compreendamos o mistério da Cruz, e toma-la em seu seguimento (Lc 9,23), assumir e oferecer por Amor-Fiat, a dor, com seu valor salvífico, dando nossa entrega total ao Pai Terno e Misericordioso.

Nosso Senhor Jesus Cristo continua sua Ação Sacerdotal, através da Igreja. Jesus é o Salvador, e a Igreja, sua intermediária.

Com os corações unidos à Igreja, Mater Eclessiae, quer exercendo ou promovendo o Sacerdócio comum, como apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, compromete-se a amar a Igreja e a ser parte ativa da sua Missão Evangelizadora, interessando-se particularmente por seus sacerdotes, instrumentos da Mediação Sacerdotal de Jesus Cristo, e servos da comunidade cristã.

Portanto, nada que se refira ao Sacerdócio, deve ser indiferente aos Apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria.

A Santa Cruz é o sinal do amor dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria. O maior amor concentrado na Santa Cruz Gloriosa. O Trono desde onde reinam os Dois Corações Unidos de Jesus e Maria. Reinam em corações simples, humildes, crentes e obedientes, que estão unidos, como os seus apóstolos.

Também à Santa Cruz Gloriosa, e que os atraiu, como um doce atrai uma criança, o Mel da Cruz, o Precioso Sangue adoça o sacrifício, e a nossa entrega total à Santa Cruz Gloriosa, Doce de Amor e Dor.”

*********************

DIA 4

PARA CONHECER, REFLETIR E ENTENDER

OS APÓSTOLOS DOS SAGRADOS UNIDOS DE JESUS E MARIA E A ESPIRITUALIDADE DA CRUZ

(Extraído do Tratado Da Verdadeira Devoção Aos Sagrados Corações Unidos De Jesus e de Maria – (TVDSCUJM) – Artigo III – Pág. 94 e ss.)

O caminho para chegar a Jesus é o caminho da cruz. (São Lucas 8, 23). Para poder abraçar a ressurreição, deve-se primeiro abraçar a Cruz. A Cruz é o maior sinal de nosso sacrifício, entregue no amor e na dor.

Nossa amada Mãe amou a Cruz e teve uma especialíssima devoção à Cruz, pois a aceitou no Amor-Fiat.

Seu Coração Doloroso e Imaculado foi Doloroso com as Dores de Seu Filho Jesus Cristo. Maria ofereceu seu Filho desde a Cruz. Oferecendo-se a Mãe, junto ao seu Sagrado Coração Crucificado.

Esta espiritualidade de vitimização, contempla, vive e transmite Jesus Sacerdote e Vitima, vivendo a espiritualidade da Cruz.

Assim, por Vontade Divina, e por intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, essas almas apostólicas são chamadas a participar desse Sacrifício de Jesus Cristo.

Com Maria, eles se oferecem ao Pai Eterno e Misericordioso, sobretudo na Eucaristia, para estender o Reinado do Espírito Santo nos corações, na santificação da Igreja, especialmente dos sacerdotes e das almas consagradas.

Assim, esses apóstolos se deixam transformar em salvadores e corredentores, a exemplo de Maria, com Jesus Cristo, e eles podem realizar sua missão.

Estes apóstolos, contemplando Jesus Crucificado, compreendem o Mistério da Cruz, e a tomam em seu seguimento (Lc 9,23); assumem e oferecem sua dor pelas almas.

Assim a Cruz atrai essas almas, como uma criança é atraída por um doce. Porque o mel da Cruz, é o Precioso e Doce Sangue de Jesus, que adoça este Sacrifício, e qualquer outra dor, dando sabor à entrega da Santa Cruz Gloriosa, e doce de amor e dor.

Os apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, acolhem o sofrimento, como almas vítimas, nos moldes de Jesus Cristo, e da Mãe Santíssima.

Esses apóstolos, como almas vítimas, são chamados à santidade. Sendo Cristos vivos na terra, que se deixam crucificar como Jesus. Eles imitam esta Vítima Divina em tudo, carregando a Cruz com amor.

Eles não têm medo da Cruz, nem do sofrimento. Porque a cruz e o sofrimento são duas coroas de diamantes, que abrem a Porta do Céu.

Estes apóstolos, como almas vítimas, desejam a Cruz, para dar descanso e reparação ao Mártir do Gólgota.

Almas que são verdadeiros pára-raios da Divina Misericórdia.

Estas almas serão revestidas com dons celestiais, que se imolarão diariamente ao Mistério Salvífico Redentor.

Os apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria e dos Últimos Tempos, tudo suportam pelo amor de Jesus Crucificado. Eles se imolam por seus pecados e pelos pecados do mundo inteiro.

Convertem a amargura em doçura; a tristeza em alegria; o padecimento em refrigério; a perseguição em paz. Eles se assemelham em tudo a Jesus Cristo.

Estes apóstolos, como almas vítimas, acompanham Jesus no Getsêmani.

Estes apóstolos, como almas vítimas, consolam os Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria. Terminam em seu corpo, o que falta na Paixão de Jesus.

Estas almas vítimas, sofrem, e suportam tudo, por amor a Jesus e Maria, para a maior glória de Deus Pai Terno e Misericordioso.

Uma alma vítima sofre com Jesus, por Jesus, e agoniza por Jesus; morrendo por Jesus.

****************

DIA 5

PARA CONHECER, REFLETIR E ENTENDER

Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria (ACGSCUJM)

(Extraído do Tratado Da Verdadeira Devoção Aos Sagrados Corações Unidos De Jesus e de Maria – (TVDSCUJM) – Pág. 95)

Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria são um ramo dos laicos comprometidos, nascido do Apostolado, cuja missão principal é: promover a edificação da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos e oferecer-se através da Cruz Gloriosa em seus sofrimentos, sacrifícios, penitências e orações pela Igreja, o Apostolado e o Reinado do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus no mundo, por meio do Triunfo do Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos propagam os Chamados de Amor e Conversão onde os Sagrados Corações falam da espiritualidade da Cruz; promovem a Edificação da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos em Igrejas, Paróquias, cidades, povoados, Centros Espirituais de Apostolado e em pequenas cruzes, para levar consigo, entre outras muitas formas de que o Espírito Divino vá inspirando para propagar e dar a conhecer a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos e as promessas que lhe foram outorgadas por Jesus e Maria.

Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos, além de realizarem o Apostolado de levar o Chamado da Cruz Gloriosa, realizam um Apostolado interior, que consiste em  oferecer-se como vítimas ao Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, através do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, oferecendo suas dores, sofrimentos, sacrifícios e penitências, pelas Intenções dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria .

Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria são também a continuidade e concretização da espiritualidade fundada por São Luís de Monfort os “Amigos da Cruz” onde o Santo afirma:

“Amigos da Cruz, como muitos outros soldados do Crucificado, para combater o mundo.

Não fugis dele, como religiosos e religiosas, por medo de serem vencidos, senão que avançais como intrépidos e valorosos guerreiros no campo de batalha, sem retroceder um só passo, nem fugir covardemente. Ânimo! Lutai com valentia!”

São Luís de Montfort exorta: “Uni-vos fortemente; a união de espíritos e dos corações é muito mais forte e mais terrível para o mundo e o inferno, do que os exércitos de um reino bem unido seriam para os inimigos do estado.

Demônios se unem para perder-vos: uni-vos para derrubá-los.

Os avarentos se unem para negociar e acumular ouro e prata: unam seus esforços para conquistar os tesouros da eternidade contidos na Cruz. Os libertinos se unem para divertir-se: uni-vos para sofrer. “

4 de janeiro de 2019

Chamado de Amor e de Conversão do Sagrado Coração de Jesus

Do Meu Coração Eucarístico brotou Meu Apostolado, como fruto de Minha Misericórdia Insondável.

Este Apostolado, profetizado no Apocalipse 12; profetizado por São Luís de Montfort, é a Obra Magna de Meu Sagrado Coração.

É Grande, porque com esta Obra expandirei na humanidade o Reino Eucarístico de Meu Coração.

É Grande, porque com os Cenáculos de Oração e os Últimos Chamados de Amor e de Conversão, preparamos os corações para o Triunfo do Coração Materno de Minha Mamãe Rainha.

E quando o Coração da Rainha Celestial triunfar, o Espirito Santo descerá sobre toda a Criação, suscitando um Novo Pentecostes.

Meu Apostolado prepara e ora, para que estas Graças venham à humanidade.

Este Apostolado vive da espiritualidade da Cruz: Meu Sagrado Coração unido na Cruz.

Espiritualidade que revelei para Santa Ângela de Foligno e Luísa Picarreta.

Espiritualidade da Cruz, que revelei para Conceição Cabrera.

Espiritualidade da Cruz, que venho anunciar com este Apostolado para a humanidade.

Esta Obra do Meu Sagrado Coração, também é a Obra da Cruz; da Cruz Gloriosa do Meu Sagrado Coração Eucarístico. E com Meu Coração Unido a Cruz, abençoo a humanidade: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.

************************

PRÓXIMA PÁGINA – Página 3

DIA 6

PARA CONHECER, REFLETIR, ENTENDER E VIVER!

Evangelho da Cruz, interpretado pelos Santos Padres na história da Igreja

Neste mês de setembro, dedicado a Cruz Gloriosa e às Dores Corredentoras da Santíssima Virgem Maria, já vimos nos vídeos anteriores:

– o que é o Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria;

– a Cruz Gloriosa os Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria;

– Os Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria e o Espirito da Cruz;

– os Apóstolos dos Sagrados Unidos de Jesus e Maria e a Espiritualidade da Cruz;

– Os Apóstolos da Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria.

No vídeo de hoje, vamos entrar no Evangelho da Cruz, interpretado pelos Santos Padres na história da Igreja, sobre a passagem do Evangelho de São Mateus capítulo 16, 24-25, onde o Senhor Jesus ensinou:

24Se alguém quer vir após de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Esta matéria foi extraída da obra intitulada Catena Aurea, de Santo Tomás de Aquino, onde este Doutor da Igreja, faz uma Exposição Contínua sobre os Evangelhos (Tomo 1, Evangelho de São Mateus, 1ª. Edição julho de 2018 – CEDET – São Paulo – Brasil – págs. 541-543).

São Tomás de Aquino organizou a Catena Aurea a pedido do Papa Urbano IV, no final de 1262 e início de 1263.

Chamado de Doutor Angélico e de Príncipe da Escolástica, Santo Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e proclamado Doutor da Igreja em 1567.

*************

Antes de iniciarmos o exame desta matéria, é preciso lembrar, que esta pregação dos Santos Padres, constitui-se no que se chama de Transmissão Viva da Igreja, pois o ensinamento dos Santos Padres testemunha a presença vivificante desta Tradição. (Catecismo78)

*********

Catena Aurea – LECTIO VI

Evangelho de São Mateus, capítulo 16, Versículos 24-25

Então Jesus disse aos seus discípulos:

24Se alguém quer vir após de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25Porque o que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e o que perder a sua vida por amor de mim, a encontrará.”

*************

1 – Trecho da Homilia de São João Crisóstomo (Homiliae in Matthaeum, hom. 55, 1) – pág. 541)

“Depois de Pedro ter dito: Deus tal não permita, Senhor; não te sucederá isto (Mt 16, 22) e de ter ouvido: Retira-te de mim, Satanás! (Mt 16, 23), o Senhor não se contentou com esta repreensão, mas quis manifestar de forma superabundante, a inconveniência do que dissera Pedro, bem como o fruto de Sua Paixão.

Por isso é dito: Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após de mim,negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”, o que equivale a dizer: “Tu me dizes: ‘Tem compaixão de ti’; pois eu te digo, que não só será prejudicial para ti impedir minha Paixão, como não poderás te salvar, a não ser que padeças e morras, e que renuncies sempre à tua vida”.

E vede como Suas palavras não são coativas, porque não disse: “mesmo que não queiras, deveis sofrer”, e sim “se alguém quer”.

Desta maneira, Ele os atrai mais, porque aquele que deixa seus ouvintes em liberdade atrai-os mais, ao passo que o uso da violência costuma atrapalhar.

Não propõe este dogma aos Seus discípulos somente, mas ao mundo inteiro. Dizendo ”Se alguém quer, isto é, se a mulher, se o varão, se o rei, se o homem livre, se o escravo, etc.

São três as coisas que menciona: negar-se a si mesmo, tomar Sua cruz e segui-Lo.”

*****************

2 – Trecho da Homilia de São Gregório Magno (Homiliae in Evangelia, 32,2 – pág. 542)

Porque, se não nega a si mesmo, um homem não pode se aproximar daquele que está acima de si.

Mas se abandonamos a nós mesmos, aonde iremos fora de nós? Ou quem é que se vai, se nos abandonamos?

De fato, decaídos pelo pecado, somos algo diverso do que éramos por natureza quando criados.

Nós nos abandonamos e negamos a nós mesmos quando evitamos o que fomos pelo homem velho e seguimos o chamado a sermos novos.

*****************

3 – Trecho da Homilia de São Gregório Magno (Homiliae in Hiezechihelem profetam, hom. 10)

Nega-se a si mesmo aquele que muda para melhor, começa a ser o que não era e deixa de ser o que era.

*****************

4 – Trecho da Homilia de São Gregório Magno (Moralia, 23)

Nega-se a si mesmo também aquele que, calcando sob os pés a imagem da soberba, apresenta-se ao olhar de Deus como hostil a si mesmo.

*****************

DIA 7

PARA CONHECER, REFLETIR, ENTENDER E VIVER!

Prosseguimento do Evangelho da Cruz, interpretado pelos Santos Padres na história da Igreja

5 – Trecho da Homilia de Orígenes

Mesmo que alguém pareça abster-se do pecado, se não crê na cruz de Cristo, não se pode dizer que está crucificado com Cristo. Por isso segue: tome a sua cruz.

6 – Trecho da Homilia de São João Crisóstomo (Homiliae in Matthaeum, hom. 55,1)

Ou, de outro modo: aquele que nega um outro, seja irmão, seja criado, ou o que quer que seja, e não o assiste quando o vê flagelado ou sofrendo qualquer outro tormento, não o ajuda.

O Senhor quer que deixemos de lado a indulgência com o nosso corpo de tal modo que, mesmo flagelado ou ferido da forma que for, não o poupemos. Porque isto é poupa-lo: assim como os pais poupam seus filhos, entregando-os ao mestre e mandando que ele não os poupe.

E para que não penseis que negar-se a si mesmo refere-se somente às palavras injuriosas e às afrontas, o Senhor manifesta até que ponto alguém deve negar-se a si mesmo, ou seja, até a morte mais vergonhosa: a morte de cruz.

É isto o que querem dizer as palavras tome a sua cruz e siga-me.

*****************

7 – Trecho da Homilia de Santo Hilário de Poitiers(In Matthaeum, 16)

Portanto, devemos seguir o Senhor tomando a cruz de Sua Paixão, se não realmente, ao menos acompanhando-o com a vontade.

*****************

8 – Trecho da Homilia de São João Crisóstomo (Homiliae in Matthaeum, hom. 55,2)

E como os ladrões também sofrem muito, para que não penses que é suficiente sofrer o mal, Ele explica a causa do sofrimento, dizendo: e siga-me. Para que por Ele suportes tudo e aprendas Suas outras virtudes. Pois isto é seguir a Cristo como convém: ser diligente nas virtudes e tudo sofrer por Sua causa.

*****************

9 – Trecho da Homilia de São Gregório Magno (Homiliae in Evangelia, 32,3)

Podemos tomar a cruz de duas maneiras: ou afligindo o corpo com a abstinência, ou afligindo a lama com a compaixão pelo próximo. Mas como nossas virtudes vem misturadas com os vícios, devemos considerar que às vezes a vanglória apodera-se da abstinência da carne, pois, pela magreza do corpo e a palidez do rosto, a virtude se expõe ao louvor. E também por fezes uma falsa piedade apodera-se da compaixão da alma, de modo que aquela que nos arrasta até mesmo a condescender com os vícios. A fim de excluir tudo isso, acrescenta  e siga-me.

*****************

10 – Trecho da Homilia de São Jerônimo

Ou, de outra maneira, toma a sua cruz aquele que está crucificado para o mundo, e, estando também o mundo crucificado para ele, segue o Senhor crucificado.

*****************

11 – Trecho da Homilia de São João Crisóstomo (Homiliae in Matthaeum, hom. 55,2)

Então, como parecia severo o que acabara de dizer, Ele o suaviza lembrando a imensidade do prêmio por nosso esforço e a punição dos maus. Segue: Porque o que quiser salvar a sua vida perdê-la-á.

*****************

12 – Trecho da Homilia de Orígenes (Homilia 2 in Matthaeum)

Podemos entender esta passagem de dois modos.

Primeiro: se alguém ama a vida presente e tenta salva-la, temendo morrer por pensar que, por esta morte, sua alma perecerá, este, querendo salvá-la, perdê-la-á, afastando-se da vida eterna. Se alguém despreza a vida presente e luta pela verdade até a morte, perderá sua alma quanto à vida presente; mas, como a perderá por Cristo, salvá-la-á quanto à vida eterna.

Segundo modo: se alguém, compreendendo o que é a verdadeira salvação e desejando obtê-la para a sua alma, nega-se a si mesmo e, por Cristo, perde sua alma quanto aos prazeres carnais, este, perdendo-a deste modo, salva-a pelas obras da piedade. Ao dizer “Porque o que quiser” o Senhor manifesta que o sentido da passagem anterior e da posterior é o mesmo. Se quando disse acima “negue-se a si mesmo” se referia à morte corporal, devemos entender, consequentemente, que a passagem seguinte também se refere à morte. Mas se “negar-se a si mesmo” é rejeitar a intimidade carnal, então “perder a vida” significa abandonar as volúpias carnais.

********************

Vai Parte 2 – Setembro – Mês da Cruz Gloriosa e das Dores Corredentoras da Santíssima Virgem Maria

Vai Parte 3 – Setembro – Mês da Cruz Gloriosa e das Dores Corredentoras da Santíssima Virgem Maria

********************

 

Páginas 1 2 3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading