Consagração à Jesus Cristo, pelas mãos da Santíssima Virgem Maria – Método de São Luís Maria Grignion de Montfort

Pelo Método ensinado por São Luís Maria Grignion de Montfort, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria

[A forma da Consagração aqui postada, foi adaptada, a partir do modelo da Consagração publicada pela Fundação Montfort (Fundación MontfortCalle Jonqueres nº 18, 8º C – 08003- Barcelona – Espanha) e Sociedade Grignion de Montfort (Barcelona – Espanha – https://sgmontfort.org). Registramos nossos profundos agradecimentos, agora públicos, à licença escrita explícita concedida por essas entidades, para este Apostolado divulgar em seus sites, datada de 13.02.2020, a qual está sob guarda deste site do Apostolado.]

Fonte da imagem: Fundación Montfort 

****************************************

A Consagração divide-se em quatro partes:

Primeira parte: 12 Dias Preliminares – dos 33 dias da Consagração

Esvaziado do espirito do mundo.

Do dia 21 de Fevereiro a 3 de março.

Segunda parte: Dias 13-a-19 – dos 33 dias

Conhecimento de ti mesmo.

Do dia 4 a 10 de março.

Terceira parte: Dias 20-a-26 – dos 33 dias

Conhecimento de Maria.

Do dia 11 a 17 de março.

Quarta parte: Dias 27-a-33 – dos 33 dias

Conhecimento de Jesus Cristo.

Do dia 18 a 24 de março.

Final: Consagração.

Dia 25 de março

A Anunciação de Nosso Senhor

 ******************************Começa a tua preparação!

Apóstolo dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, não conheces a alegria que devemos saber, já que estás começando a preparação da tua Consagração à Santíssima Mãe, de acordo com o Tratado de San Luís de Montfort.

Que bênçãos te esperam!

Naturalmente que não será um caminho fácil, pois terás que meditar muitas questões, inatas em ti mesmo, e que deverás purificar. Mas, sem dúvida, vale a pena observar através dos olhos de Maria, toda a pobreza que levamos dentro de nós. Somente desse modo será possível que Ela possa apresentar-te ao seu amado Filho, Aquele que te salvou por amor.

Que posso fazer hoje?

 Antes de começar, gostaríamos de dar-te alguns conselhos prévios que te ajudarão a permanecer firme durante esse processo de 33 dias:

Começa estando em graça.

Aproveita esse período para fazer uma boa confissão, deixando-te perdoar pelo Senhor, e sentindo seu abraço caloroso. Encanta à Mãe, que estejamos limpos e bem vestidos diante de seu Filho Amado!

Detém-te alguns minutos diante da Mãe.

Medita sobre o que estás prestes a começar; o grande presente que a Mãe quer conceder-te, e a união especial que gostarias de ter com Ela. Pensa no motivo que te levou a realizar esta Consagração.

Fixa uma hora e um local.

O que estás prestes a começar, o demônio não gosta nada, e aproveitará qualquer desculpa para tentar-te. Pensa em que momento do dia vais te dedicar à Consagração, e sê firme com tua decisão. Pede à Mãe para te ajudar a evitar a tentação!

Com estes três pequenos conselhos, sem dúvida, tua Consagração será muito mais fácil e mais bonita de viver.

Hoje rezaremos um Rosário por você, para que a Mãe te cubra com seu manto e o apresente ante o Senhor. Não tema, Ela irá te acompanhar.

****************************

O Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria prepara-se para iniciar a grande Consagração à Santíssima Virgem Maria.

Para isso, usaremos o método de Consagração a Maria que São Luís Maria de Montfort ensina nele.

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM

Sinopse da História do Tratado

O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima virgem e, sem dúvida, a mais excelente obra de São Luís Maria de Montfort.

Estima-se que pode ter sido escrita em torno de 1712, e, anos depois, permaneceu sepultada no silêncio de um cofre Escondido em uma casinha de campo próxima à capela de São Miguel, em São Lourenço. Foi este esconderijo o que protegeu esta obra mestra das investidas da Revolução.

Ao final dela, o Tratado foi levado para a biblioteca da Companhia de Maria, onde permaneceu esquecido até 1842, começando a partir de então, sua divulgação.

Este método dá origem à chamada “escravidão mariana”, ou seja, que vamos nos fazendo escravos de Maria, da mesma forma que Ela o foi do Senhor. (São Lucas 1,38)

****************************************

O QUE SIGNIFICA CONSAGRAR-SE?

INFORMAÇÃO BÁSICA

Segundo São Luís de Montfort, nossa Mãe é aquele lugar onde habita o Senhor em toda Sua plenitude. A simplicidade com a qual Deus Pai pensou Maria, é tão misteriosa que não somos dignos de compreende-la. Mas Podemos deixar-nos levar por Ela.

  • Deixar que Ela te leve

Consagrar-se a Maria, significa pormo-nos em Suas mãos, sem condições. Sabendo que Ela conhece melhor o caminho, e que podemos dormir tranquilos em seus braços de Mãe. A nossa consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, é um ato pessoal de amor. É uma perfeita renovação das Promessas Batismais.

São Luís Maria Grignion de Montfort dizia: “Não será entendida igualmente por todo o mundo. Alguns pararão no que é exterior a ela, e não se adiantarão mais. E esses serão a maioria. Outros, em número reduzido, entrarão em seu espirito interior. Mas só subirão um degrau. Quem subirá o segundo degrau? Quem chegará até o terceiro?…” (da Verdadeira Devoção a Maria)

  • Conhecer o Coração de Cristo

Consagrar-se a Maria significa viver permanentemente em seu Doloroso e Imaculado Coração, no interior do Divino Coração Eucarístico de Cristo. Ela é o Sacrário perfeito onde reside o Senhor.

  • União total com Maria

Consagrar-se é viver em total união com a Mãe, de modo que Jesus viva em cada um de nós, por meio dEla. Quem conhece melhor o Filho que sua própria Mãe?

  • Viver por Ele, através dEla

Consagrar-se a Maria, é, em definitivo, obrar sempre por Maria, com Maria e para Maria. É ser seu escravo e soldado. É levantar-se e pôr-se ao serviço do que Ela te ordena.

No caso que tenhas alguma dúvida, recomendamos-te encarecidamente, que perguntes para uma pessoa que tenha conhecimento em termos marianos, seja teu sacerdote, diretor espiritual ou um consagrado. A consagração é um compromisso importante que adquires com a Mãe.

Passos para Consagrar-se ao Coração Doloroso e Imaculado da Mãe Santíssima

 

  • Passo 1: Descobrir o que significa consagrar-te

Se não o fizestes ainda, é importante ler e meditar o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, o melhor, o Segredo de Maria. Ambos, livros de São Luís Maria, onde poderás entender com maior claridade o que significa consagrar-te à Mãe Santíssima.

  • Passo 2:Escolher uma data para consagrar-te

O dia de tua Consagração deve cair em uma festividade mariana. Todo o Apostolado se consagrará na quarta-feira, 25 de março de 2020, dia da Encarnação do Cordeiro de Deus. Dia em que nós seremos tomados no Ventre de Maria para sermos dados à Lua, em 25 de dezembro de 2020.

  • Passo 3: Preparar-se durante 33 dias

A preparação começará na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 e durará 33 dias. Durante 33 dias iremos enviando textos por WhatsApp e por e-mail (dependendo do grupo a que você pertencer) e publicando no site do Apostolado, os conteúdos indicados para cada dia. A preparação não pode ter interrupções. Caso contrário a consagração ficaria nula. Fixar um momento do dia para meditar os textos e rezar as orações.

  • Paso 4: Tua consagração

Finalmente, no dia 34, nos consagraremos à Santa Mãe, na Quarta-feira, 25 de março de 2020, onde deverás visitar uma paróquia, confessar, comungar e ler diante da Mãe, a Fórmula de Consagração de nossas vidas a Jesus Cristo, que receberás em tempo. Podes convidar teus entes queridos, para que possam presenciar tua entrega total à Virgem Santíssima.

  • É necessário repetir a Consagração?

Paulo VI, na Exortação Apostólica “Signum Magnum” de 13 de maio de 1967, dizia”

“Exortamos a todos os filhos da Igreja, a que renovem pessoalmente a própria consagração ao Coração Imaculado da Mãe da Igreja, e que vivam este nobilíssimo ato de culto, com uma vida cada vez mais conforme a Divina Vontade, com espirito de filial serviço e de devota imitação de sua Celestial Rainha.”

****************************************

“Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”-  de São Luis Maria de Grignion de Montfort  – publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha:

Download do Tratado – direto do site da Fundação Montfort.

Download do Tratado – direto deste site.

****************************************

“O Segredo de Maria” –   de São Luis Maria de Grignion de Montfort  – publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha:

São Luis de Montfort: “Aquí tienes, alma predestinada, un secreto que me ha enseñado el Altísimo, y que en ningún libro antiguo ni moderno he podido encontrar. Voy a confiártelo con la gracia del Espíritu Santo; pero con estas condiciones:”

Download do Segredo de Maria – direto do site da Fundação Montfort.

Download do Segredo de Maria – direto deste site.

****************************************

Partes da Consagração Jesus, pela Santíssima Virgem Maria  

[Traduzida e adaptada por este site, com autorização da Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha.]

= Download PDF – A4 =

1   –  Português – Primeira Parte – Doze Dias Preliminares da Consagração –  Dias 21.fev-a-03.mar

1.1 – Português – Segunda Parte – 1a. Semana – Dias 13 a 19  – dos 33 dias – Dias 04 mar-a-10.mar

1.2 – Português – Terceira Parte – 2a. Semana – Dias 20 a 26 – dos 33 dias – Dias 11-mar-a-17.mar

1.3 – Português  Quarta Parte – 3a. Semana – Dias 27 a 33 – dos 33 dias – 18.mar-a-24.mar

1.4 – Português – Dia 25.março te Consagras a Jesus Cristo pelas mãos da  Virgem Santíssima

1.5 – Português – Consagração a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria – Dia 25.mar

**********************************

= Consagração Completa = 

2 – Espanhol – Folheto completo da Consagração – publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha, que autorizou este site a divulga-lo.

3 – Espanhol – Livro – preparação completa à Consagração – publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha, que autorizou este site a divulga-lo.

4 – Espanhol – Folheto completo para a Consagração, preparado pela Fundação Montfort em 2012, por ocasião dos 300 anos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (1712-2012) de São Luis Grignion de Montfort, publicado com autorização dessa mesma Fundação para este site.

*********************************

= Livros e Temas de/relacionados a São Montfort = 

 

1 – Pequena Biografia de São Luíz de Montfortpublicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha – Fonte dessa publicação:  http://www.montfort.org

*********************************

2 – MONTFORT E JOÃO PAULO II – DUAS  TESTEMUHAS E MESTRES DA ESPIRITUALIDADE MARIANA E DO “TOTUS TUUS” – ALBERTO RUM, S.M.M. Y MIGUEL PATIÑO H. S.M.M – Escrito dedicado a São João Paulo II pelos seus 20 anos de ministério petrino e pelos seus 58 1⁄3 de sacerdocio.

Origem do texto acima, feito pelo próprio Autor do mesmo: “Tradução do italiano, do artigo P. ALBERTO RUM: Montfort e Giovanni Paolo II, due Testimoni e Maestri di Spiritualità mariana” – publicado em Fragamenta Monfortae, 3, 1999, pp. 107-142  – e dedicado a João Paulo II por ocasião dos 20 anos de su ministerio petrino. Acrescentei outros documentos mais recentes e seus respectivos comentários, e por isto amplio o título com o ‘Totus Tuus’ e a dedicação aos 58 1⁄3 de sacerdócio. Os documentos e comentários acrescentados têm um asterisco (*) ao inicio deles: MIGUEL PATIÑO H., traductor.”

Fonte do escrito acima: Fundación Montfort – Barcelona – Espanha

*********************************

3 – O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário – de São Luíz Maria Grignion de Montfort –  publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha, que autorizou este site a divulga-lo.

Sinopse do livro, feita pelo Pe. Francisco de P. Solá, SJ –  Diretor da Sociedade Grignion de Montfort: “Y es que el Rosario no es más que una sínte- sis de la Historia de la Salvación en todos aquellos misterios en que María está al lado de Jesús parti- cipando viva y eficazmente en la salvación de los hombres. Y con el recuerdo de estos misterios la invocamos con las palabras del Ángel en la Anunciación-Encarnación y le suplicamos reitera- damente nos proteja durante toda la vida y en especial a la hora de la muerte.

*********************************

4 – A Oração Abrasadade São Luíz Maria Grignion de Montfort – escrito por ele,  possivelmente ao redor de 1713 –  publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha, que autorizou este site a divulga-lo.

Neste pequeno livro, está a “Súplica Ardente” de São LUIS MARÍA DE MONTFORT, pedindo a Deus, Sacerdotes para sua Companhia de MARIA, dirigida a Deus Pai, Deus Filhos e a Deus Espirito Santo.

*********************************

5 – O Amor da Sabedoria Eterna de São Luíz Maria Grignion de Montfort –  publicado pela Fundación Montfort, de Barcelona, Espanha, que autorizou este site a divulga-lo.

Sinopse do Livro: Uma das principais obras do Santo, e a que contém a chave para compreender plenamente sua espiritualidade.

*********************************

 

Share This:

One thought on “Consagração à Jesus Cristo, pelas mãos da Santíssima Virgem Maria – Método de São Luís Maria Grignion de Montfort”

  1. Paz e Bem
    Deus a todos abençoe
    Bom dia,
    gostaria muito de entrar em contato com o vosso apostolado mas como não encontro um contato envio meu e-mail na esperança que meu contatem
    O meu muito obrigada
    mariatomaz61@gmail

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.