Sacramentais do Apostolado

Sagrado Escapulário dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

 

Escapulário
Cruz-escapulario
Parte da Frente
Corazon-escapulário
Parte de trás

 05 de junho de 2014 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO SAGRADO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS
 

Revelação do Escapulário, do Triunfo e dos Últimos Tempos.

“Filho Meu: Eu venho para consagrar tua alma, para que tu, meu soldado, sejas todo meu. Hoje te consagro como apóstolo da Luz, do Amor, e te escolho como arauto da minha segunda vinda, porque: eis aqui que Eu venho!

Manoel diz:

Jesus me impõe o escapulário, que em sua parte dianteira, tem uma Cruz Branca e os cinco pontos de Sangue na parte das Feridas. Atrás, está o Doloroso e Imaculado Coração de Maria, rodeado com três rosas, branca, vermelha e amarela, e uma adaga atravessando-a. Na ponta da adaga uma gotinha de Sangue. O Escapulário era grande, de cor marrom.

Jesus prosseguiu e disse:

Por isso, meu apóstolo, venho novamente para consagrar-te. Dou-te meus dois Raios Misericordiosos que enchem teu ser.

Filho Meu: o caminho é duro. Mas Comigo torna-se transitável. Já é hora que o mundo volte ao meu Sagrado Coração!

Consagro-te, por isso, com este Escapulário. Não é novo. Já estava presente no mistério de minha vida. Com este Escapulário, ao coloca-lo sobre ti, também ponho minha vida. Desde hoje serás meu pregoeiro, de que Eu breve virei para reinar em cada coração.

Filho: cada consciência será tocada, e cada ser voltará à justiça e à ordem que foi criada. Hoje chamo todos Meus discípulos para usar este Escapulário, que apregoa minha segunda vinda.

Minha Cruz simboliza meu sacrifício e as feridas que se abrem para alcançar misericórdia para o mundo.

A Cruz Branca me simboliza, porque Eu sou o Branquíssimo Cordeiro que está no Trono. E também está Minha Mãe, minha seguidora por excelência. Ela está também em Minha Glória, assim como sofreu a ignominia da Cruz que sofri por amor.

Filho: já é hora de dizer ao mundo que estou próximo. Hoje te abençoo e te consagro: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.

Ave Maria Puríssima, sem pecado Concebida!

 

5 de julho de 2014 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO SAGRADO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS

Explicação do Escapulário dos Apóstolos dos Últimos Tempos

A cor marrom significa a vida de entrega e de sacrifício de Jesus.

O Sagrado Coração de Jesus disse:

Este Escapulário e sua cor representam toda minha vida expiatória na terra.

A Cruz representa o máximo Amor de Deus, e ao qual todos os apóstolos de Jesus e Maria devem aspirar unir-se.

Branca, porque significa seu Triunfo. Com a borda azul celestial, representando a companhia da Mãe Bendita na vida de Nosso Senhor.

Atrás está o Coração Doloroso e Imaculado da Santíssima Mãe, que se une ao Sagrado Coração de seu Filho por meio das fitas.

Suas três rosas representam os dons e a espiritualidade do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, que devem viver os apóstolos dos últimos tempos como são: a oração, o sacrifício e a penitência.

 *******
 17 de setembro de 2014 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

Os apóstolos dos Últimos Tempos, os apóstolos de Maria, os apóstolos do meu triunfo’.

Desde há muito tempo, pequeno meu, já se havia revelado que, ao final se suscitariam apóstolos, aqueles que levariam a grande, nova, única e final evangelização sobre a terra. Pois em seu coração houve um novo Cenáculo e se derramou o Espirito Santo, e estava Eu, sua Mãe, perseverando em oração.

Eis aqui, querido filho, que o tempo chegou. Tempo de proclamar a boa nova. Tempo de evangelizar. Tempo de consagrar cada alma, cada família cada rincão do mundo. De uma maneira especial peço a consagração da Rússia. Se não será um flagelo para meus filhos fiéis.

Hoje quero que cada selado renasça em meu amor. Estes apóstolos consagrados foram gestados em meu ventre. Pois dei-lhes à Luz, assim como Eva deu-lhes à luz para a terra.[1]

Eu quero, filhos meus, que desperteis de vossa letargia, pois pouco ou nada se está logrando, e o exército do dragão vermelho está se aproximando. Assim como seu exército está formado pelo comunismo, maçonaria, terrorismo, e muitos outros filhos das trevas e da escuridão. Assim a Santíssima Trindade me envia para reunir aos fiéis, justos e humildes.

Não é um novo carisma ou uma nova missão. São aqueles que tomam muito a sério as Palavras de meu Filho. “Ide e Anunciai”.Eles estão inflamados no fogo do Amor Divino.

O zelo da casa de Meu Pai os consome. Pregam a tempo e a destempo. Levam a Palavra do Meu Filho como sua Regra de Ouro e seu único tesouro. Ajudam os sacerdotes, ajudam aos seus pastores, saem em busca da ovelha perdida, amam a Deus, amam ao próximo.

Filhos: consagrem-se ao Meu Coração. Levem à sério os compromissos e pedidos da Igreja; vivam a plenitude do seu batismo e confirmação. Por isso, não importa o carisma espiritual da alma que queira consagrar-se, porque o importante é ser sal e luz, onde Meu Filho os colocou. Dando testemunho de que por Meu Coração se chega ao Coração do Meu Filho. São vocês que trazem Meu Triunfo final, almas humildes e generosas.

Filhos, consagrar-se ao Meu Coração Doloroso e Imaculado significa:

– fazer vida sua Consagração Batismal,

– viver seu compromisso de sua Confirmação, da fé em Meu Filho e sua Igreja;

– pregar, testemunhas e evangelizar.

– Ajudar aos pastores na tarefa de salvação das almas;

– viver as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da obediência, da abnegação. Sobretudo o sacrifício, a oração e a penitência, tendo como único programa de vida a Lei de Deus e do Evangelho de Meu Filho”.

Filhos: antes de vos impor o Escapulário que os consagrará ao Meu Doloroso e Imaculado Coração como apóstolos dos Últimos Tempos, façam a renúncia a Satanás e renovem vossa fé.

*****

18 de setembro de 2014 – CHAMADO E AMOR E CONVERSÃO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

O Retorno de meu Filho Jesus

Queridos filhos: Venho novamente anunciar o próximo retorno, em Glória e Majestade, do Meu Filho Jesus, o Cristo, Rei do Universo, e o Reinado do Meu Doloroso e Imaculado Coração.

Querido filho: Quero explicar-te o significado do Escapulário que te foi entregue.

Sua cor marrom significa que toda a vida de Nossos Sagrados Corações Unidos, foi uma vida de sacrifício, de penitência, dor e expiação.

Todo o escapulário é desta cor, significando que carregais sobre seus ombros os 33 anos de vida do Meu Filho na terra sobre seus ombros. E como Meu Filho, devem dar testemunho de amor a Deus

A Cruz Branca, filho meu, significa sua redenção. Além disto, é um sinal destes tempos. É o sinal que iluminará o céu. É o grande sinal prometido a Santa Faustina. É a Cruz do Triunfo.

Já não é o lenho seco do Calvário, é o lenho verde e glorificado. Jesus Cristo que vem comigo ao mundo. É a cruzada de amor. É o sinal prometido em Meus Santuários Marianos. Significa que devem ser vocês os novos Cristos da humanidade. Essa Cruz é o sinal que guiará Meu Exército Mariano.

O Coração, atrás, é Meu Coração Doloroso e Imaculado traspassado pela espada de dor; dor que foi causada pela perda de tantas almas. Atrás, porque Eu Sou a Escrava do Senhor.

A Gota de Sangue que derramo é a graça da Minha Corredenção.

Filhos: com este Escapulário serão os Apóstolos dos Últimos Tempos, anunciado em La Salette, profetizado por meu filho São Luís de Monfort. O Escapulário será o escudo espiritual para as almas.

Eu os amo, e lhes trouxe este tesouro do Céu para cada alma. Sou Mãe que vela por seus filhos. Sou a Dama Branca da Paz, Corredentora do mundo.

Amo-os e os abençoo: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.

*****

2 de Fevereiro de 2019 – CHAMADO DE AMOR E DE CONVERSÃO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

‘Os Sacramentais do Apostolado’

Queridos filhos: Meu Coração Doloroso e Imaculado revelou ao Meu Apostolado, Sacramentais, que dão culto a Nossos Sagrados Corações Unidos.

Os Ícones de Nossos Sagrados Corações Unidos e do Casto e Amante Coração de São José, assim como a Cruz Gloriosa dos Sagrados Corações Unidos.

O Escapulário de Nossos Sagrados Corações Unidos, e os Estandartes de Minha Obra, têm uma promessa em comum: a conversão. E tem uma missão comum: estender o Reinado de Nossos Sagrados Corações.

É importante, queridos filhos, que meditem em Meus Chamados de Amor, porque a Obra de Meu Apostolado, com o Cenáculos de Oração, os Sacramentais e Nossos Chamados de Amor, preparam a humanidade para o Triunfo de Meu Coração Maternal, e a vinda do Reino Eucarístico de Meu Filho Jesus.

Queridos filhos: Meu Apostolado saiu de Meu Doloroso e Imaculado Coração como um instrumento do Espirito Santo, para unir Meus filhos. Abram seus corações aos Meus Chamados de Amor e à conversão!

Dou-lhes Minha Bênção Maternal: Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

*****

16 de julho de 2022 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

Louvado seja o Sagrado Coração Eucarístico de Jesus

Meu querido filho, pequeno escravo de amor de nossos Sagrados Corações e pequena vítima por nossas santas intenções:

No Escapulário dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, a Santíssima Trindade desejou reunir a eficácia e as graças dos autênticos sacramentais revelados pelo Céu.

O santo escapulário do Carmelo encontra também a sua plenitude no santo escapulário dos nossos Sagrados Corações Unidos. Pois vestir-se com o escapulário dos nossos Sagrados Corações é vestir-se de Jesus e de Maria.

Meus filhos que vestirem devotamente o escapulário de nossos Sagrados Corações, que é o Escapulário dos Últimos Tempos, vestem-se de Jesus e Maria e são reflexos da união de nossos Dois Corações.

O escapulário dos Sagrados Corações Unidos é a vestimenta e a armadura espiritual que entrego aos meus apóstolos e aos meus filhos.

O Escapulário dos Sagrados Corações Unidos é o penhor de consagração que lhes entrega a Senhora Vestida de Sol.

Quem vestir o nosso Escapulário consagra-se aos nossos Sagrados Corações, é protegido das ciladas do maligno, encontrará força, paciência e paz.

O Escapulário dos Últimos Tempos é um sinal de santidade. Vistam-no para que sejam Jesus e Maria para seus irmãos.

Com o santo escapulário de nossos Sagrados Corações Unidos, que é o Escapulário dos Últimos Tempos, abençoo-os: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

[1] Nossa Mãe e Corredentora nos dá à luz para o céu.

 

SAGRADO ESCAPULÁRIO DOS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS DE JESUS E DE MARIA

RITO PARA A IMPOSIÇÃO

Descrição para a Imposição, aplicável:

  • Com presença Sacerdotal em seu grupo de Cenáculo, com Um Dirigente.
  • Ou Individualmente.

Renúncia a Satanás e Renovação das Promessas de Batismo

De pé, renunciam a Satanás e renovam as promessas do Batismo, para que vivamos uma nova vida.

Portanto, para receber nosso Escapulário, Sacramental do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, renovemos as promessas do Santo Batismo, com as quais outrora renunciamos a Satanás e suas obras, e prometemos servir fielmente a Deus na Santa Igreja Católica.

Renúncias

Renunciam ao pecado, para viver na liberdade dos filhos de Deus?

Todos: Sim, renuncio.

Renuncias a todas as seduções do mal, para que não domine em vós o pecado?

Todos: Sim, renuncio.

Renuncias a Satanás, pai e príncipe do pecado?

Todos: Sim, renuncio.

RENOVAR NOSSA FÉ BATISMAL

Credo dos Apóstolos

Creio em Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi Concebido por Obra e Graça do Espirito Santo, nasceu de Santa Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou ao terceiro dia dentre os mortos, subiu aos Céus, e está sentado a Direita de Deus, Pai Todo-poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e aos mortos. Creio no Espirito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na Vida Eterna. Amém.

Oremos

Que Deus Todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos regenerou pela água e o Espirito Santo, e que nos concedeu a remissão dos pecados, nos guarde em Sua graça, no mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor, para a vida eterna. Amém.

Ladainha dos Santos Patronos do Apostolado

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo ouvi-nos,

Cristo escutai-nos,

Deus Pai Celestial, tende misericórdia de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, tende misericórdia de nós.

Deus Espirito Santo, tende misericórdia de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende misericórdia de nós.

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, tende misericórdia de nós.

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, rogai por nós.

Casto e Amante Coração de São José, rogai por nós.

Arcanjo São Miguel, rogai por nós.

Arcanjo São Gabriel, rogai por nós.

Arcanjo São Rafael, rogai por nós.

Anjo do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos e Custódio da Nicarágua, rogai por nós.

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós.

São João Evangelista, rogai por nós.

Santa Maria Madalena, rogai por nós.

São Tarcísio, rogai por nós.

Santa Filomena, rogai por nós.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós.

São Luís de Montfort, rogai por nós.

Santa Margarida de Alacoque, rogai por nós.

São Juan Diego, rogai por nós.

Santa Bernadette Soubirous, rogai por nós.

São João Eudes, rogai por nós.

Beato Padre Bernardo de Hoyos, rogai por nós.

São Francisco Marto, rogai por nós.

Santa Jacinta Marto, rogai por nós.

Irmã Lúcia do Imaculado Coração, rogai por nós.

Serva de Deus Luísa Piccarreta, rogai por nós.

São João Maria Vianney, rogai por nós.

Beata Conceição Cabrera, rogai por nós.

Santa Teresa do Menino Jesus, rogai por nós.

Santa Faustina Kowalska, ruega por nosotros.

San Maximiliano Kolbe, rogai por nós.

Santa Faustina Kowalska, rogai por nós.

Santo Padre Pio de Pietrelcina, rogai por nós.

São João Paulo II, rogai por nós.

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós.

Santos Mártires Inocentes de Belém, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. 

 

 

Oração do Apóstolo dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

(Antes de impor o Escapulário)

Minha querida Mãe, que tanto amais minha alma e sua salvação, uno-me totalmente a Vós, e despojo-me do homem velho e suas obras (Efésios 4,22) para morrer para o mundo, e viver escondido em Vosso Coração.

Por isso, eu (nome) consagro-me a Vós, como servo do Fiat e Evangelizador, sendo Apóstolo de Vosso Doloroso e Imaculado Coração.

Desejo viver minha consagração, levando Cristo em mim, e cobrindo com minha oração ao Santo Padre, Cardeais, Bispos, Sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, missionários, catequistas e seculares.

Mãe: desejo levar minha consagração às famílias e casais, nos quais o inimigo está centrando para a destruição do reino de DEUS. Desejo ser servo de Vossos Sagrados Corações Unidos, para cooperar com a salvação e evangelização da humanidade e apóstolo do Triunfo de vossos Sagrados Corações.

Renuncio a Satanás. Renovo meu batismo. Confirmo minha fé em Jesus Cristo e aceito Sua Divina Vontade em mim. Quero ser sacrário vivo de Jesus, protetor das almas benditas do purgatório e também apóstolo da vida, apadrinhando com minha oração a todas as crianças inocentes abortadas.

Peço a conversão e a paz do mundo e desejo viver em oração, sacrifício, reparação, expiação e penitência, implorando ao Pai o breve retorno de Seu Filho, e prometo viver com Maria, para Maria, em Maria e por Maria, desde hoje até minha total e definitiva entrega ao Pai Eterno. Amém. 

 

 

BÊNÇÃO DO ESCAPULÁRIO DOS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS

Sacerdote:

S. O Senhor esteja convosco

F. e com seu espírito

Oremos

Deus Pai Todo-Poderoso, sem o qual nada somos, não podemos nada, sendo servos inúteis, pecadores e só dignos do inferno, pedimos humildemente que vos digneis abençoar e santificar estes Vínculos de Amor, que são sinal de perpétuo serviço em honra do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, Verdadeira Mãe de Deus e nossa Corredentora, concedei-nos propício, que todos aqueles que os levam com devoção, sejam libertados da escravidão deste mundo, e do poder do diabo, os príncipes das trevas se afastam deles tremendo e fugindo assustados.

Não presumam perturbar os servidores desta Santíssima e Potentíssima Rainha do Céu e da Terra, Senhora dos Anjos e dos homens, Vencedora do inferno. Estes vínculos sejam para eles um sinal do Triunfo do Coração Doloroso e Imaculado de Maria e os façam participes do Reino Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus; que os Arcanjos, São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os Anjos da Guarda, os guardem e protejam você.

Que estes filhos e escravos do amor dos vossos Sagrados Corações Unidos vivam em santidade, na prática da virtude, sejam libertados da corrupção, das tentações, das seduções deste mundo, sejam autênticos apóstolos do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, deixando o homem velho, suas obras e ações, e vivam dentro do Fiat da Divina Vontade, por intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

Que a vossa graça não os abandone, acompanhe-os sempre, agora e na hora da sua morte, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. 

O Sacerdote impõe os Escapulários dos Sagrados Corações Unidos

Em seguida se realiza a Oração da Consagração Total, a Jesus por Maria, de São Luís de Montfort.

 

 CONSAGRAÇÃO DE SI MESMO A JESUS CRISTO, SABEDORIA ENCARNADA, PELAS MÃOS DE MARIA

Ó Sabedoria Eterna e Encarnada!

Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, unigênito Filho do Eterno Pai e da sempre Virgem Maria, adoro-vos profundamente no seio e nos esplendores do vosso Pai, durante a eternidade, e no seio virginal de Maria, vossa Mãe digníssima, no tempo de vossa Encarnação.

Eu vos dou graças por vos terdes aniquilado a vós mesmo, tomando a forma de escravo, para livrar-me do cruel cativeiro do demônio. Eu vos louvo e glorifico por vos terdes querido submeter a Maria, vossa Mãe Santíssima, em todas as coisas, a fim de por Ela tornar-me vosso fiel escravo.

Mas, ai de mim, criatura ingrata e infiel! Não cumpri as promessas que vos fiz solenemente no Batismo. Não cumpri com minhas obrigações; não mereço ser chamado vosso filho nem vosso escravo, e, como nada há em mim que de vós não tenha merecido repulsa e cólera, não ouso aproximar-me por mim mesmo de vossa santíssima e augustíssima Majestade.

É por esta razão que recorro à intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me deste por Medianeira junto a Vós, e é por este meio que espero obter de Vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aquisição e conservação da Sabedoria.

Ave, pois, ó Maria Imaculada, Tabernáculo vivo da Divindade, onde a Eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens!

Ave, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que está abaixo de Deus!

Ave, ó refúgio seguro dos pecadores, cuja misericórdia jamais a ninguém falece!

Atendei ao desejo que tenho da Divina Sabedoria, e recebei, para este fim, os votos e as oferendas, apresentadas pela minha baixeza.

Eu (…), infiel pecador, renovo e ratifico hoje, em vossas mãos, os votos do Batismo.

Renuncio para sempre a Satanás, suas pompas e suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, para segui-lo levando minha cruz, em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido, escolho-vos neste dia, ó Maria Santíssima, em presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e minha Senhora.

Entrego-vos e consagro-vos, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e até o valor de minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos direito pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, a vosso gosto, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.

Recebei, ó benigníssima Virgem, esta pequena oferenda de minha escravidão, em união e honra à submissão que a Sabedoria Eterna quis ter à vossa Maternidade; em homenagem ao poder que tendes ambos sobre este vermezinho e miserável pecador; em ação de graças pelos privilégios com que Vos favoreceu a Santíssima Trindade.

Protesto que quero, de agora em diante, como vosso verdadeiro escravo, procurar vossa honra e obedecer-Vos em todas as coisas.

Ó Mãe admirável, apresentai-me a vosso amado Filho, na qualidade de escravo perpétuo, para que, tendo-me remido por Vós, por Vós também me receba favoravelmente.

Ó Mãe de misericórdia, concedei-me a graça de obter a verdadeira Sabedoria de Deus, e de colocar-me, para este fim, no número daqueles a quem amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como a filhos e escravos vossos.

Ó Virgem fiel, tornai-me em todos os pontos um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue um dia, por vossa intercessão e a vosso exemplo à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Assim seja. 

 

Recebimento da Consagração, por parte do Sacerdote

Em Nome da Santíssima Virgem aceito a oferenda de cada um de vocês e escrevo o seus nomes no Livro de seus filhos prediletos. Se perseverarem no santo propósito, prometo-lhes, de parte de Deus Todo-Poderoso, a Vida Eterna e união com o Doloroso e Imaculado Coração de Maria, na Bem-Aventurada Eternidade do Céu. Amém. 

 

 

S. O Senhor esteja convosco

F. E com seu espírito

S. A bênção do Pai e do Filho e do Espírito Santo desça sobre todos vocês, agora e para sempre.

F. Amém. 

 

 

PDF DA MATÉRIA SUPRA

(Atualização – 02.08.2022)

Português

Espanhol

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: