

Como Um Sopro de Vento em uma brasa que está a ponto de apagar-se
Uma Comunhão Espiritual atua na alma como um sopro de vento em uma brasa que está a ponto de apagar-se. Cada vez que sintas que teu amor por Deus está esfriando, rapidamente faz uma Comunhão Espiritual.
São João Maria Vianney, o Cura de Ars


Se praticas o santo exercício da Comunhão Espiritual varias vezes ao dia, em um mês verás teu coração complemente mudado.
Jesus Misericordioso a Santa Faustina Kowalska e São Leonardo de Porto Maurizio

A Comunhão Espiritual
O Santo Concilio de Trento disse que há tres categorias de Comunhão:
– a primeira, meramente Sacramental;
– a segunda puramente Espiritual e,
– a terceira, Sacramental e Espiritual.
A Santa Misa realiza a união fraterna
A fé na Eucaristia, sua perene presença, a mística
renovação do sacrifício do Gólgota, a comunhão física
e espiritual com único Redentor, Cristo, não só
recorda a impulsiona os homens a união fraterna,
senão que a realiza naquele Corpo Místico do qual tomam parte
muitíssimos membros atuais e ao que todos estão chamados a unir-se.
Servo de Deus S. S. Pio XII


A Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis ouçam a Missa diariamente
Te é muito mais útil assistir todos os dias ao santo sacrifício que renunciar a ele com o pretexto de dedicar-te a oração; posto que a presença real de Jesus, que desfrutamos na Santa Missa, não pode ser substituída pela presença espiritual; e portanto, a Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis ouçam a Missa diariamente.
São Francisco de Sales – Doutor da Igreja


O que agrada a Maria Santíssima:
Assistir com devoção a Santa Missa nos dá graças especiais
Assistir com devoção a Santa Missa, visitar a Jesus Sacramentado, receber a Comunhão Sacramental ou ao menos fazê-la Espiritual, são práticas de sumo agrado a Maria e um conduto eficaz para obter graças especiais.
São João Bosco

A Comunhão Espiritual consiste em um desejo ardente de receber a Nosso Senhor Jesus Cristo sacramentalmente e em amoroso abraço, como se o houvesse já recebido.
Santo Tomás de Aquino
Doutor da Igreja
Oração para a Comunhão Espiritual
“Creio meu Jesus que estás real e verdadeiramente presenta no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo receber-vos dentro de minha alma. Mas já que não o posso fazer neste momento sacramentalmente, vinde pelo menos espiritualmente ao meu coração. Como se já vos houvesse recebido, eu me abraço e me uno totalmente a Vós. Nunca, nunca permitas que me separe de vós. Amém.“
São Afonso Maria de Ligório
Doutor da Igreja


Quando não posso assistir a Santa Missa
Quando não posso assistir a Santa Missa, adoro o Corpo de Cristo com os olhos do espírito na oração. O mesmo que adoro quando o vejo na Santa Missa.
São Francisco de Assis

Devemos chegar a ser um só pão, um só corpo.
“Como este fragmento de pão estava disperso sobre os montes e reunido se fez um, assim seja reunida vossa Igreja dos confins da terra em vosso reino”(IX, 4: Padres Apostólicos, BAC, Madrid, 1993, p. 86)
O pão, feito de muitos grãos de trigo, encerra também um acontecimento de união: o processo pelo qual muitos grãos moidos se convertem em pão é um processo de unificação.
Como nos diz São Paulo (cf. 1 Co 10, 17) nós mesmos, que somos muitos, devemos chegar a ser um só pão, um só corpo. Assim, o sinal ao pão se converte por sua vez na esperança e tarefa.
S. S. Benedicto XVI – Homilía de Corpus Christi, 2006
Fonte da matéria supra: http://www.sancta-missa-cotidiana.org/es/?tag=comunion-espiritual