Dias Litúrgicos

15 de Agosto: Memória Litúrgica de São Tarcísio – Patrono deste Apostolado

São-Tarcisio-1

 

EM 15 DE AGOSTO, CELEBRAMOS A MEMÓRIA LITÚRGICA DE SÃO TARCISIO, PADROEIRO DO APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS DE JESUS E DE MARIA E PROTETOR DOS REFUGIOS MARIANOS.

PDF – A4

Foi um jovem que foi martirizado na Via Ápia em Roma por volta de 267 ou 268 DC. Tarcísio, conhecido como “o mártir da Eucaristia”, é venerado como o padroeiro dos acólitos e coroinhas. O Martirológio Romano o celebrava em 15 de agosto.

A principal fonte da história de San Tarcísio está na inscrição que o Papa Damaso (366-384) colocou no túmulo do menino mártir. Situado em um momento de perseguição à Igreja, ele conta a história de Tarcísio.

Depois da Missa, ele levou as hóstias consagradas aos cristãos encarcerados que esperavam o martírio. Sendo criança, seria menos suspeito visitá-los do que se você fosse um adulto.

Enquanto caminhava para a prisão pela calçada romana conhecida como Via Ápia, ele se deparou com um grupo de meninos e homens pagãos que começaram a assediá-lo. Embora não soubessem, especificamente, que ele pertencia ao grupo oculto de cristãos, exigiram que ele mostrasse o que tinha em suas mãos, que escondia em sua roupa.

Tarcísio se negou, sabendo que eles provavelmente tomariam e profanariam o Santíssimo Sacramento se o obtivessem dele. Sua continua rejeição enfureceu a multidão que começou a agredi-lo.

Quando a multidão furiosa o golpeou, Tarcísio caiu sobre as pedras da Via Ápia protegendo a Hóstia sob seu corpo. A turba não cedeu depois que ele caiu e finalmente o matando. Quando eles viraram o corpo para descobrir o que ele estava escondendo. Eles não encontraram nada. A Hóstia havia desvanecido.

 

São-Tarcisio

Os cristãos recuperaram seu corpo e o enterraram na catacumba de San Calixto, não muito longe de onde foi assassinado. Suas relíquias estão agora em Roma, na Igreja de San Silvestre in Capite. São Tarcísio de Roma, mártir do Santíssimo Sacramento, tornou-se o primeiro padroeiro da Primeira Comunhão. Ele também é o santo padroeiro dos coroinhas.

São-Tarcisio-2

As últimas linhas do poema são:

 

“Quando um grupo demente pressionou São Tarcísio,

que portava os sacramentos de Cristo,

para mostrá-los aos profanos,

preferiu que o matassem,

e entregar sua a vida

antes para os cachorros rabiosos,

do que trair o corpo celeste ”.

Fontes Consultadas:

  1. The spelling in the 4th-century poem of Pope Damasus I and in the Roman Martyrology
  2. The spelling in Wiseman’s Fabiola
  3. Kirsch, Johann Peter. “St. Tarcisius.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 14. New York: Robert Appleton Company, 1912. 25 Apr. 2013
  4. Stevens, Clifford.The One Yearbook of Saints, Our Sunday Visitor Books, Huntington, Indiana.
  5. Bittle O.F.M. Cap., Berchman.A Saint A Day, The Bruce Publishing Company, Milwaukee, 1958

.

19 de maio de 2016 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

PDF – A4

Meu Remanescente Fiel terá dois protetores

A Santíssima Mãe – Meu filhinho: meu Imaculado Coração vem encontrar-se contigo.

O instrumento – Mãe amável: diga-me o que queres que eu aprenda hoje.

A Santíssima Mãe – Filhinho: lembra-te que te ensinei sobre a missão de São José, o Varão Justo, que será a de custodiar todos os apóstolos dos nossos Sagrados Corações, e a missão de São Miguel, o Arcanjo do Senhor, que será dirigir o Exército Mariano e se entrar e vencer a Batalha contra Satanás.

O instrumento – Sim, Mamãe Celestial, recordo-me dessa mensagem.

A Santíssima Mãe – Pois bem, meu filhinho, confiei o meu Remanescente Fiel à intercessão de duas almas santas que são exemplos de amor, coragem e predileção do meu amor maternal: Santa Filomena, Padroeira dos filhos do Meu Imaculado Coração, e o pequeno San Tarcísio.

Pequeno: estas duas almas foram zelosas com Jesus Cristo, buscando acima de tudo a maior Glória de Deus. O Meu Remanescente Fiel deve implorar a intercessão de Santa Filomena, a que, estando em seus sofrimentos e martírio, visitei. Ela protegerá as almas consagradas ao meu Coração Imaculado e exemplo de fidelidade e radicalidade evangélicas.

E agora, pequeno, também confiei ao meu pequeno mártir São Tarcísio, que suplique pelo Remanescente Fiel, para que aprendam deste menino o zelo e o amor da Sagrada Eucaristia, que, assim como deu a sua vida física para defender ao meu Filho, meu Remanescente Fiel dê sua vida também por meio da oração, da adoração eucarística e da reparação.

Filhinho: estas duas almas santas intercederão pelo meu povo, para que sejam fiéis à dedicação que fizeram ao meu Imaculado Coração Corredentor. E, para que sejam adoradores e reparadores da Sagrada Eucaristia, que é meu Filho Jesus Cristo entregue por Amor.

O instrumento – Obrigado Mamãe Celestial por este ensinamento e por estes dois grandes santos que nos protegem.

A Santíssima Mãe – Meu pequeno: Lúcia, Francisco e Jacinta acompanham-te e intercedem por ti.

O instrumento – Obrigado Mãe, eu me abandono em ti.

Mãe Santíssima – Amo-te filhinho e dou-te a minha Bênção Maternal.

Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ave Maria Puríssima, sem pecado concebida.

 


Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading