Queridos irmãos:
Preparemo-nos com antecipação, para fazer vivo o Triunfo do Evangelho.
O Domingo da Palavra foi fixado pelo Santo Padre Francisco, no 3º Domingo do Tempo Comum de cada ano, e instituído com a Carta Apostólica “Aperuit Illis” na forma de “Motu proprio” (30 de setembro de 2019).
Recorda-nos a importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã, dedicada à “celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus” (Aperuit Illis 3).
O Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria, Coordenações Mundiais, Nacionais, Regionais, Ramos, Fraternidades, Cruzadas e Cenáculos de Oração, celebrarão neste Terceiro Domingo do Tempo Comum “O Domingo da Palavra e do Triunfo do Evangelho”
Neste Domingo (21 janeiro 2024) todo o Apostolado realizará:
A Entronização da Palavra de Deus nos Centros Espirituais do Apostolado, Paróquias, Templos, Cenáculos de Oração, Comunidades e Famílias, Ramos, Fraternidades e Cruzadas do Apostolado, vivendo o Santo Sacrifício da Missa e realização da Lectio Divina do Apostolado.
Entronizar significa “colocar no trono”, colocar em lugar preferencial. A Entronização da Bíblia Sagrada é uma celebração que consiste em colocar a Bíblia Sagrada em local preferencial e visível.
“É necessário, portanto, redescobrir cada vez mais a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para que chegue o Reino de Deus, pregado pelo próprio Cristo” (VD 93).
Todo o Apostolado se presta a honrar o Verbo, a palavra de Deus, participando na organização do Rito de Entronização da Santa Bíblia nas nossas paróquias, abrigos, casas, etc…
+++
Domingo da Palavra de Deus
O Domingo da Palavra de Deus é uma iniciativa profundamente pastoral, com a qual o Papa Francisco quer fazer compreender quão importante é na vida quotidiana da Igreja e de nossas comunidades a referência à Palavra de Deus uma Palavra não encerrada num livro, mas que permanece sempre viva e se faz sinal concreto e tangível.
Cada realidade local poderá buscar os modos mais adequados e eficazes para viver da melhor forma este domingo, fazendo crescer “no povo de Deus a familiaridade religiosa e assídua com a Sagrada Escritura” (Aperuit illis, 15).
Este Subsídio Pastoral propõe-se como uma ajuda oferecida às comunidades paroquiais, e a quantos se reúnem para a celebração da santa Eucaristia dominical, para que este domingo seja vivido intensamente.
S.E.R. Mons. Rino Fisichella (Bispo)
+++
Ave Maria Puríssima, sem pecado concebida!
✞ Pelo sinal da Santa Cruz,
✞ livrai-nos Deus nosso Senhor,
✞ de nossos inimigos.
✞ Em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.
Abri, Senhor, meus lábios e minha boca proclamará Vossos louvores.
Vinde ó Deus em meu auxilio! Senhor, apressai-vos em me socorrer!
Ato de Contrição
Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, e porque vos amo sobre todas as coisas, arrependo-me de todo o coração, de todo o mal que fiz, e de todo o bem que deixei de fazer, porque pecando ofendi a Vós, que sois o Sumo Bem, e digno de ser amado sobre todas as coisas.
Ofereço minha vida, obras e trabalhos em satisfação de meus pecados. Proponho firmemente, com a ajuda de Vossa graça, fazer penitência, não voltar a pecar e fugir das ocasiões de pecado. Senhor, pelos méritos de Vossa Paixão e Morte, com os quais Vós expiastes por meus pecados, oferecendo uma dor tão grande e intensa, que vos fez suar Sangue, apiedai-vos de mim.
Minha Mãe do Céu, alcançai-me de Jesus este suspirado perdão.
Oração de Invocação ao Espirito Santo
(Ditada em 28 de outubro de 2014)
Vinde, meu Deus Espirito Santo, através da Poderosa Intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, vossa amadíssima Esposa.
Vinde, meu Deus Espirito Santo, através da Poderosa Intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, vossa amadíssima Esposa.
Vinde, meu Deus Espirito Santo, através da Poderosa Intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, vossa amadíssima Esposa.
Vinde, Espirito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o Fogo de vosso Amor.
V/. Enviai vosso Espirito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações de vossos filhos com a Luz do Espirito Santo, fazei-nos dóceis às suas Inspirações, para gostar sempre do bem e gozar de seu consolo, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oração ao Divino Espirito Santo
(Ditada pelo Coração Doloroso e Imaculado de Maria em 15 de agosto de 2014)
Divino Espírito Santo, Esposo de Maria, meu Deus e Senhor, acendei em cada alma o Fogo de um Novo Pentecostes, para que nos consagreis como Apóstolos do Doloroso e Imaculado Coração de Maria e Apóstolos dos últimos tempos. Protegei com vossa Sombra a Igreja, salvai a almas do mundo, e realizai o Reino Inflamado de Amor dos Corações Unidos de Jesus e Maria. Amém.
Oração que prepara nossas almas para escutar a Sagrada Escritura
(Ditada em 18 de outubro de 2014)
Ó Sagrado Coração de Jesus: acendei meu coração com o Fogo da Caridade Perfeita. Que vosso Espirito Divino, dado aos homens em Pentecostes, more em mim, faça em meu interior um espaço preparado com fervor, uma terra boa e fértil, que receba a Sagrada Semente de vossa Palavra, e dê seu fruto a tempo.
Querida Santa Mãe de Deus e Mãe Nossa, ajudai-me a guardar as Palavras de vosso Divino Filho Jesus Cristo em minha mente, alma e coração, e não subam ao Reino Celestial sem haver produzido uma abundante colheita de amor, redenção e paz, que tanto necessita o mundo. Em vossos Dois Corações Unidos me refugio eternamente. Amém.
Jaculatória
(Ditada por Deus Pai em 21 de Julho de 2016)
Amado Pai, que o Reino da Palavra de Deus venha logo aos nossos corações. Maria, Rainha do Reino da Palavra de Deus, rogai por nós. Amém.
Lê-se o Santo Evangelho do Terceiro Domingo do Tempo Comum
Leitura do Santo Evangelho segundo S. João 8, 28-42
28Disse-lhes, então, Jesus: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai. 29E quem me enviou está comigo. Não me deixou sozinho, porque faço sempre o que lhe agrada”. 30Tendo ele assim falado, muitos creram nele. Jesus e Abraão — 31Disse, então, Jesus aos judeus que nele haviam crido: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam-lhes: “Somos a descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como podes dizer: ‘Tornar-vos-eis livres’?” 34Jesus lhes respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem comete o pecado é escravo. 35Ora, o escravo não permanece sempre na casa, mas o filho aí permanece para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis, realmente, livres. 37Sei que sois a descendência de Abraão, mas procurais matar-me, porque minha palavra não penetra em vós. 38Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que ouvis de vosso pai”. 39Reponderam-lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. 40Vós, porém, procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isso, Abraão não o fez! 41Vós fazeis as obras de vosso pai! “Disseram-lhe então: “Não nascemos da prostituição; temos só um pai: Deus”. 42Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque saí de Deus e dele venho; não venho por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.
+++
Terminada a leitura do Santo Evangelho, são colocadas duas pessoas com velas acesas, de ambos os lados do dirigente do Rito, Sacerdote ou Leigo (pode ser um Coordenador do Apostolado), que entregará a Bíblia Sagrada a todos os participantes, que, num ato de reverência, beijarão as Sagradas Escrituras.
Ao final da reverência às Sagradas Escrituras, o dirigente levanta a Bíblia Sagrada e proclama:
Dirigente:
“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras desta profecia e guardam o que nela está escrito” (Ap 1:3).
A comunidade responde:
Senhor, para quem iremos? Tens palavras de vida eterna. Nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus” (Jo 6, 68-69).
Juntos, em voz alta proclamam:
Credo dos Apóstolos
Creio em Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo Seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido por obra e graça do Espirito Santo, nasceu de Santa Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou ao terceiro dia dentre os mortos, subiu aos Céus, e está sentado a Direita de Deus, Pai Todo-poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e aos mortos. Creio no Espirito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na Vida Eterna. Amém.
Preces
Demos graças a Deus Pai Terno e Misericordioso, que, por meio do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus Cristo, sua Palavra Eterna criou o mundo, e por sua Encarnação no Ventre Imaculado do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, a Rainha do Reino da Palavra de Deus, nos criou novamente, nos redimindo. Peçamo-lo pelo mundo inteiro, para que a salvação chegue a todos.
Rezemos juntos dizendo:
Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouvi-nos.
Para que o Evangelho penetre nos povos, se encarne nas culturas e irmane a todos os homens, sem distinção de condição social, raça, língua ou religião.
Roguemos ao Pai Terno e Misericordioso, Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouvi-nos.
Para que a Palavra de Deus, viva e eficaz, chegue ao coração dos nossos governantes, os transforme e faça-os comprometer-se na busca sincera da paz, da justiça e do bem-estar.
Roguemos ao Pai Terno e Misericordioso, Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouvi-nos.
Para que todos nós, chamados através do Batismo ao seguimento de Jesus Cristo, abramos nossos corações à Palavra, e obtenhamos de Deus a força, a coragem e o amor suficientes para responder à nossa vocação, de sermos apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria.
Roguemos ao Pai Terno e Misericordioso, Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouça-nos.
Para que, unidos ao Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, aprendamos a amar como Ele amou, vivendo Seu Divino Querer, e proclamando Seu Reino Eucarístico no mundo, e como homens sejamos santos e fraternos.
Roguemos ao Pai Terno e Misericordioso, Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouvi-nos.
Por nós, pela Santa Igreja, que unida ao Santo Padre, bispos e sacerdotes, reunidos em torno da Palavra e da Eucaristia, que, ouvindo a sua Palavra, comendo o seu Pão e bebendo o seu Cálice, formemos com todos os cristãos um único Corpo movido pelo mesmo Espírito.
Rezemos ao Pai Terno e Misericordioso, Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, Verbo Encarnado, ouvi-nos.
Oração
Senhor e Deus nosso, Pai Terno e Misericordioso, que nos chamais ao seguimento de vosso Filho único, Jesus Cristo, e nos convidais a trabalhar pelo Reino Eucarístico, atendei nossas súplicas, e fazei-nos autênticos apóstolos do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, para que possamos responder com amor ao amor que nos destes, imitando a obediência amorosa do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, Rainha do Reino da Palavra de Deus, e ofereçamos os frutos abundantes do Apostolado que fazemos em nome de Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.
Oração ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria
Doloroso e Imaculado Coração de Maria, aposento puro e santo, protegei minha alma com vossa maternal proteção. Por este meio, permanecerei fiel a voz de Jesus, e minha alma poderá corresponder ao seu Amor, e obedecer a sua Divina Vontade.
Ó minha Mãe, meu desejo é manter diante de minha vista, sem cessar, vossa participação de Corredentora. Com esta lembrança viverei intimamente unido ao vosso Coração Doloroso e Imaculado, que sempre permanece totalmente unido ao Sagrado Coração Eucarístico de vosso Divino Filho.
Pelos méritos de vossas virtudes e angústias, cravai-me neste Divino Coração. Protegei-me agora e sempre. Amém.
Jaculatória Final:
Sagrado Coração Eucarístico de Jesus Coração Doloroso e Imaculado de Maria, Casto e Amante Coração de São José, Triunfai e Reinai. Amém.
✞ Em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém.
23 de janeiro de 2023 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DE DEUS PAI TERNO E MISERICORDIOSO
Pequeno esposo Trinitário:
A origem deste desposório místico é a união total da alma com o seu Criador. Mas este Dom do desposório Trinitário somente havia sido outorgado à Imaculada Virgem, e, depois, foi reservado para estes Últimos Tempos.
Esta Graça da aliança esponsal com a Santíssima Trindade te foi concedida em Misericórdia e como primícias.
Pequeno Jesus-Maria, alma esposa nossa: desejo falar sobre o cumprimento da profecia, também dada a ti em segredo, como o Triunfo da Palavra de Deus. O Santo Padre instituindo o Domingo da Palavra, confirma meus Chamados de Amor, pois o Evangelho triunfará. O triunfo de Jesus e Maria também é o triunfo definitivo do Evangelho.
Todos os apóstolos dos Sagrados Corações Unidos devem meditar e amar a Palavra.
Meu Apostolado será um instrumento essencial, para o grande triunfo do Evangelho em toda a Igreja e em toda a terra.
Abençoo-te e te amo, pequeno Jesus-Maria, alma esposa e oferenda vítima dos Sagrados Corações Unidos e da Santíssima Trindade.
Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria Puríssima, sem pecado original concebida.
25 de janeiro de 2023 – CHAMADO DE AMOR E CONVERSÃO DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Louvado seja o Sagrado Coração do Cordeiro Eucarístico. [1]
Pequeno Jesus-Maria, pequena alma esposa da Santíssima Trindade:
O Reino da Palavra de Deus são os tempos atuais que a Igreja e a humanidade estão vivendo.
Desde o dia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu, até estes Últimos Tempos, viveu-se o tempo do Reinado da Palavra.
Mas virá um triunfo, o Evangelho triunfará. O Verbo se encarnará nos corações, no segundo e grande Pentecostes.
Com esta Solenidade do Apostolado, que é o Domingo do Triunfo do Evangelho, Domingo da Palavra – estabelecido pelo Santo Padre – realizar-se-á um dos grandes anseios do Coração Eucarístico de Jesus: a união de todos os crentes na Santa Igreja.
Por meio desta Solenidade, todos os cristãos que estavam divididos da Igreja retornarão, e Jesus será consolado.
Eu, São Paulo, rogo por esta Obra, porque a Santíssima Trindade tem postas suas complacências nesta Magna Obra de Jesus, Maria e do Espírito Divino.
Exorto-os: decidam-se pela Obra Magna do Coração de Jesus!
Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria Puríssima, sem pecado original concebida.
______________________
[1] O Apóstolo São Paulo apareceu com um vestido branco e um manto branco sobre a cabeça e os ombros, a espada em sua mão direita, e na esquerda, na altura de seu peito, os Dois Sagrados Corações Unidos com a Eucaristia.
Compartilhar
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Tweet
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Compartilhar no Tumblr
- Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
