2 – Quinto Dogma Mariano – Dogmas – Noções

Nossa Senhora de Todos os Povos

Fonte da Imagem: The Mother Off All The Peoples

Conceito de Dogma:

– do latim: “dogma” – do grego: “dógma”

– Por dogma, no sentido estrito, entendemos uma verdade diretamente (formalmente) revelada por Deus e proposta como tal pela Igreja a ser crida pelos fiéis.

– “Ponto ou principio de fé definido pela Igreja. Proposição apresentada como incontestável e indiscutível.”

[Michaelis – moderno dicionário da língua portuguesa / São Paulo : Companhia Melhoramentos, 1998 -Dicionários Michaelis)

**********************

No Catecismo da Igreja Católica

Vaticano

Os dogmas da fé

  1. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário.
  2. Existe uma ligação orgânica entre a nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé: iluminam-no e tornam-no seguro. Por outro lado, se a nossa vida for reta, a nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé (54).
  3. A interligação e a coerência dos dogmas podem encontrar-se no conjunto da revelação do mistério de Cristo (55). Convém lembrar que «existe uma ordem ou “hierarquia” das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o fundamento da fé cristã é diferente» (56).

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s1c2_50-141_po.html

************************

Share This:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.