Dias Litúrgicos

14 de agosto: Memória Litúrgica de São Maximiliano Kolbe – Patrono deste Apostolado

San-Maximiliano-Kolbe-Festa-14agosto-09.08.2021

PDF – Português

Em 14 de agosto, celebramos a Memória Litúrgica de São Maximiliano Kolbe, sacerdote, mártir e padroeiro do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria:

“De origem polonesa, ele morreu no lugar de um prisioneiro que havia escapado do campo de concentração na época do regime nazista. São Maximiliano fundou o Movimento dos Cavaleiros da Imaculada, pois foi um grande propagador da espiritualidade de São Luís de Montfort e da devoção à Imaculada Conceição e ao Santíssimo Sacramento do Altar.»

San-Maximiliano-Kolbe-2

Muitas histórias infames e heroicas são muito conhecidas sobre o campo de concentração de Auschwitz, um pesadelo contínuo para aqueles que se viram obrigados a suportar o trabalho diário, à sombra das asas pacientes da morte. Esta é a história de um membro, em particular, desse campo, portador do número 16670, atribuído a Maximiliano Kolbe.

 

Ironicamente, este homem que sofreu e morreu nas mãos de soldados, uma vez aspirou a fazer parte do exército, sonhando em salvar sua terra natal, a Polônia, dos opressores.

 

São Maximiliano nasceu como Raymond Kolbe em 8 de janeiro de 1894 em Zdunska Wola, Polônia. Ele era um menino particularmente travesso, até que, depois de ser repreendido por sua mãe, foi orar. Ele declara: “Rezei muito a Nossa Senhora para me dizer o que aconteceria comigo. Ela apareceu segurando nas mãos duas coroas, uma branca e outra vermelha. Ele me perguntou se eu gostaria de tê-los: um era para a pureza e o outro para o martírio. Eu disse: “Eu escolho os dois.” Ela sorriu e desapareceu. “

 

Ingressou em um seminário franciscano menor em Lwow, onde se destacou em matemática e física, alimentando sua paixão por todas as coisas militares. Seus professores viram nele um grande potencial na ciência ou como estrategista, baseado em sua inteligência e interesse militar. No entanto, ele abandonou sua paixão militar pelo sacerdócio depois que seus pais anunciaram que iriam entrar na vida religiosa, já que todos os seus filhos estavam nos seminários, e Maximiliano não queria decepcioná-los.

 

Emitindo seus votos perpétuos em 1914, ela tomou o nome de Maximiliano Mary Kolbe, mostrando sua devoção a Maria, família e Deus.

San-Maximiliano-Kolbe-3
Foto de Maximiliano Kolbe como um jovem religioso.

Ele fundou e publicou a revista religiosa “Cavaleiros da Imaculada” na Cidade da Imaculada em Niepokalanow. Parecia que ele havia encontrado uma nova forma de lutar como soldado de Cristo.

 

Maximiliano posteriormente construiu o mosteiro “Mugenzai no Sono” “O Jardim da Imaculada”, nas encostas do Monte Kikosan em Nagasaki, Japão. O local que ele escolheu era repleto de pobreza e transtornos, longe de ser aconselhável para construção. No entanto, ele teve sorte quando a bomba atômica atingiu Nagasaki em 1945. Mugenzai no Sono sofreu pouco ou nenhum dano, pois a montanha retirou a maior parte da força da explosão.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, Maximiliano continuou a hospedar refugiados da Polônia e escondendo judeus dos nazistas enquanto difamava os nazistas em seus informes e cartas de rádios amadores.

 

A Gestapo o encarcerou na Prisão de Pawiak em Varsóvia em 17 de fevereiro de 1941, e o assinalou por abuso especial antes de transferi-lo para Auschwitz em 25 de maio como o prisioneiro número 16.670. Apesar dos terrores que se viu obrigado a suportar, Maximiliano irradiava o amor e a generosidade de Deus, abrindo seu coração para dizer aos demais prisioneiros, do alcance infinito do amor de Deus e lutando pelas almas dos presos.

A cela de prisão de Maximiliano Kolbe agora é um santuário.

Em julho daquele ano, Maximiliano foi retirado do seu Bloco pelo uivo das sirenes do campo, com os habitantes do seu e de dois outros Blocos, para se encontrar com um grupo de Landwirtschafts-Kommando, com a notícia da fuga de três prisioneiros de cada um dos Blocos atuais.

Para impedir quaisquer novas tentativas de fuga, dez dos prisioneiros desses Blocos deveriam ser conduzidos à morte na câmara de inanição. Um homem escolhido clamou por sua esposa e filhos quando foi levado embora, e Maximiliano deu um passo à frente, oferecendo-se para tomar o lugar do homem na inanição.

Enquanto estava no bunker, dirigiu os prisioneiros no rosário, orações diárias e cânticos ao longo das semanas, mesmo quando os prisioneiros morreram e as orações se reduziram a débeis sussurros.

Depois de três semanas, sendo um dos quatro que restavam, Kolbe levantou o próprio braço para aceitar uma injeção letal de ácido carbólico. Seu corpo foi queimado sem cerimônia junto com centenas de outros prisioneiros que morreram nos campos diariamente.

O Papa João Paulo II, também cidadão polonês, canonizou São Maximiliano Maria Kolbe em 10 de outubro de 1982. Sua Memória Litúrgica é celebrada em 14 de agosto, pouco antes da solenidade da Assunção de Maria ao céu.

Maximiliano é o santo padroeiro dos dependentes químicos e presidiários. Pode não tenha sido o lendário soldado que libertou a Polônia e destruiu os nazistas, mas morreu como um verdadeiro soldado em Cristo.

Hoje, Maximiliano Kolbe foi designado Santo Padroeiro do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos. Dele tomaremos exemplo do soldado escondido que existe em cada Apóstolo dos Últimos Tempos: soldados fervorosos do Exército Mariano, cujas armas são o Rosário, a oração, a fé. E, em sua missão, concentra-se o lema que este Santo fez da sua vida:

Era este:

“Devemos ganhar o mundo para Jesus por meio da Imaculada”

 

Oração de Consagração à Virgem Maria

de São Maximiliano Kolbe

PDF – A4

“Imaculada, Rainha dos Céus e da terra, refúgio dos pecadores e nossa Mãe amorosíssima, a quem Deus confiou a economia da misericórdia.

Eu, indigno pecador, prostro-me diante de Vós, implorando que aceiteis todo o meu ser, como coisa e possessão vossa.

Fazei que em vossas mãos puríssimas e misericordiosas, me converta em instrumento útil para introduzir e aumentar vossa glória em tantas almas tíbias e indiferentes, e deste modo, aumentar, tanto quanto possível, o bem-aventurado Reino do Sagrado Coração de Jesus »

Fontes:

–  Catholic on line/Saints and Angels

https://saintmaximiliankolbe.com/biography/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: