Chamados de Amor e Conversão,  Dias Litúrgicos

26 de abril: Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho

NSenhora-Bom conselho-27.04.2022

No dia 26 de abril é celebrada Nossa Mãe do Bom Conselho, um grande dia para toda a família Agostiniana. Neste dia confiamo-nos a ti, fiel Mãe do Bom Conselho, para que guies os nossos passos.

A Virgem nos oferece um grande dom do Espírito Santo, o bom conselho, o encontramos nos Evangelhos nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Maria, mãe e seguidora de seu filho, nos dá Jesus como mestre, caminho, verdade e vida. Com esta atitude de serviço, ensina-nos que encontramos Deus no irmão que precisa da nossa ajuda.

Mãe do Bom Conselho é um dos títulos marianos mais reverenciados pela família agostiniana. A tradição associa esta invocação a dois lugares geográficos: Scutari, na Albânia, e Genazzano, na Itália. A Senhora de Scútari ou Senhora dos Albaneses, é um afresco que, segundo os moradores com emoção, saiu espontaneamente do templo onde estava quando a Albânia foi invadida pelos turcos e veio pelo céu até a cidade medieval de Genazzano, 48 quilômetros de Roma.

Genazzano pertence à diocese de Palestrina e foi, nos tempos do Império Romano, um lugar de descanso para as classes abastadas. O Papa São Marcos (336–352) mandou construir um templo em uma colina onde se rendesse culto a Virgem Maria. Este templo passou aos cuidados dos agostinianos no século XIV (ano 1356) que logo viram a necessidade de iniciar obras de restauro.

Segundo a tradição, na festa de São Marcos, padroeiro de Genazzano, em 25 de abril de 1467, ao meio-dia uma enorme multidão encheu a praça em plenas festas populares. As pessoas, com espanto, viram como uma misteriosa nuvem apareceu no céu e se dirigiu para a igreja, pousando em uma das paredes. A nuvem desapareceu e a imagem de Maria segurando seu Filho em seus braços apareceu em seu centro. Ninguém sabia a proveniência da pintura ou a tinha visto antes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Genazzano foi bombardeado pelas forças alemãs. A Basílica do Bom Conselho foi destruída quando uma bomba explodiu em seu interior, mas a pintura de Maria foi preservada intacta.

O santuário foi visitado por diferentes papas: Urbano VIII, fez uma peregrinação ao santuário em 1630 devido a uma praga mortal que invadiu os Estados Pontifícios. Inocêncio XI aprovou a coroação canônica da Mãe do Bom Conselho e a presidiu em 17 de novembro de 1682.

Pio IX visitou pessoalmente o santuário em 1864. Leão XIII incluiu o título de Mãe do Bom Conselho na ladainha do Rosário e concedeu ao templo o título de Basílica Menor. Pio X (1903–1914), também visitou Genazzano. Pio XI, fez uma peregrinação a Genazzano e declarou a Senhora do Bom Conselho, Padroeira da diocese de Palestrina. João XXIII, Paulo VI e João Paulo II também visitaram o santuário. Uma peregrina notável foi Madre Teresa de Calcutá, de origem albanesa.

Para reflexão

Agora temos que seguir seus ensinamentos diariamente, sabendo que não podemos fazê-lo sozinhos, temos que nos apoiar na oração, na comunidade e nela, essa grande MÃE que está sempre atenta às necessidades de cada um de os filhos dela.

É por isso que neste grande dia queremos agradecer-lhe, Mãe, por ser uma estrela que ilumina o caminho que devemos seguir. Obrigado Mãe, por nos dar conforto quando os vemos todos pretos e é difícil continuarmos. Obrigado Mãe, pela escuta atenta do silêncio que nos conforta por dentro. Obrigado mãe, pelo teu olhar atento que enche de calor os nossos corações.

Ensina-nos Mãe a rezar, a meditar e aprofundar como fizeste, nos acontecimentos de cada dia, para que à tua imagem e semelhança, saibamos descobrir neles, a luz da Palavra de Deus e a sua presença nas nossas vidas.

Mãe do Bom Conselho, ajuda-nos para que nossas vidas reflitam uma entrega generosa, de um Sim com letras maiúsculas, e que ao olhar para o céu sejamos capazes de reconhecê-la como nossa estrela da salvação.

Nossa Mãe do Bom Conselho, sob vosso amparo, nos acolhemos.

________

Fonte: Agostinhos

 

Igreja-NSra-Bom Conselho-27.04.2022

Nossa Senhora do Bom Conselho é uma invocação mariana da Igreja Católica, venerada entre os fiéis da cidade de Genazzano e da Igreja universal. Pio IX incluiu as palavras “Mãe do Bom Conselho” nas ladainhas Lauretanas, em veneração a esta dedicação.

São muitos, e todos eles magníficos e gloriosos, os títulos que a Igreja dá à Mãe de Deus nestas Ladainhas, mas a Mãe do Bom Conselho é particularmente bela porque:

• É a Obra Eterno Conselho

OBRA DO CONSELHO ETERNO quer dizer que Deus, desde toda a eternidade, pensou em Maria e a olhou com complacência; a amou com especial afeto e quis fazer dela a Obra Mestra de seu Infinito Poder, Sabedoria e Bondade, posto que, desde toda a eternidade a escolheu e predestinou para ser a Mãe de seu Divino Filho.

CHEIA DE MANEIRA SINGULAR DO DOM DO CONSELHO.

O Dom do Conselho, dom do Espírito Santo, pelo qual somos iluminados para conhecer e escolher sempre entre todas as coisas, o que melhor serve à Glória de Deus e para a nossa salvação.

Deste Dom esteve singularmente cheia Maria Santíssima (e com TODOS os Dons e TODAS AS GRAÇAS) pelo qual Ela supera incomparavelmente toda a humanidade.

DEVEMOS RECORRER A ELA PARA OBTER ESTE DOM, e assim poder conhecer, escolher e fazer sempre o melhor para a Glória de Deus e o bem da alma. Temos necessidade do Dom do Conselho para defender nossa Fé, para guardar o grande tesouro da graça de Deus, para fugir do ambiente anticristão, de todo o mal que nos rodeia.

Ó querida Mãe! Roga ao teu Divino Filho para que seu Divino Espírito… o Espírito Santo, desenvolva em nossas almas o Dom do Conselho… e os outros seis Dons de que tanto necessitamos. Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

______________

Por: Francisco Ros Gascóns/Outros | Fonte: www.mercaba.org

 

Igreja-NSra-B-Conselho-27.04.2022

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: