Doutrina Católica

08.06.2022 – Dons e Frutos de Deus Espirito Santo

Deus Espírito Santo-pt-8

 

Dons e Frutos de Deus Espirito Santo 

 

(Texto-base: Novena Dos Apóstolos Dos Sagrados Corações Unidos de Jesus E De Maria a Deus Espirito Santo)

Diariamente devemos consagrar nosso ser a Deus Espirito Santo, para que em cada momento de nossa vida, em cada uma de nossas ações, Ele seja nosso Diretor, nossa Luz, nosso Guia, nossa Força e todo o Amor de nosso Coração.

Peçamos que nosso entendimento esteja sempre submisso as Suas Divinas Inspirações e Ensinamentos da Doutrina da Igreja Católica, que Ele guia infalivelmente.

Por isso, abandonemo-nos sem reservas às Suas Divinas Operações, e queiramos ser sempre dóceis às Suas Santas Luzes.

Para assegurar-nos a salvação, devemos invocar o Divino Espirito, diariamente, porque o “Espirito vem em ajuda de nossa fraqueza, pois não sabemos como pedir, para orar como convém; mas o próprio Espirito intercede por nós.” (Rm. 8,26)

 

– Espirito de Sabedoria:

– nos ensina a desprezar as coisas perecedoras deste mundo e aspirar só as coisas que são eternas.

O Dom de Sabedoria

Abarcando a todos os outros Dons, como a Caridade abraça a todas as outras virtudes, a Sabedoria é o mais perfeito dos Dons. Da Sabedoria está escrito: “Todo o bem veio a mim com Ela; e riquezas inumeráveis, chegaram-me através de suas mãos.”É o Dom da Sabedoria o que fortalece nossa fé, fortifica a esperança, aperfeiçoa a caridade e promove a prática da virtude no mais alto grau.

A Sabedoria ilumina a mente para discernir e apreciar as coisas de Deus, diante as quais os gozos da terra perdem seu sabor, enquanto a Cruz de Cristo produz uma divina doçura, de acordo com as palavras do Salvador: “Toma tua cruz e segue-Me, porque Meu jugo é doce e Minha carga é leve.” (Mt 11,30)

Oremos ao Espirito de Sabedoria, para que revele à nossa alma os mistérios das coisas celestiais, sua enorme grandeza, poder e beleza; que nos ensine a amá-las, sobretudo e acima de todos os gozos passageiros, e as satisfações da terra; para que nos ajude a consegui-las e a possui-las para sempre. Amém. 

 

– Espirito de Entendimento:

ilumina nossa mente com a luz de Divina Verdade.

O Dom do Entendimento

O Entendimento, como Dom do Santo Espirito, nos ajuda a aferrar o significado das verdades de nossa Santa Igreja. Pela fé as conhecemos. Mas pelo Entendimento, aprendemos a apreciá-las e a apetece-las. Permite-nos penetrar o profundo significado das verdades reveladas, e através delas, avivar a novidade da vida.

Nossa fé deixa de ser estéril e inativa, e inspira um modo de vida, que dá eloquente testemunho da fé que há em nós. Começamos a “caminhar dignos de Deus, em todas as coisas, comprazendo e crescendo no conhecimento de Deus.”

Oremos ao Espirito de Entendimento, para que ilumine nossas mentes. Que possamos conhecer e crer em todos os mistérios da salvação, e que, por fim, possamos merecer ver a eterna luz, na Luz, e na Luz da glória, ter uma clara visão de Vós, e do Pai e do Filho. Amém. 

 

– Espirito de Conselho:

– ajuda-nos sempre escolher o caminho mais seguro para agradar a Deus e ganhar o Céu.

O Dom de Conselho

O Dom de Conselho dota a alma de prudência sobrenatural, permitindo julgar com prontidão e corretamente, o que deve fazer, especialmente em circunstâncias difíceis. O Conselho aplica os princípios dados pelo Conhecimento e o Entendimento, aos inumeráveis casos concretos, que confrontamos no curso de nossas obrigações diárias, tanto como pais, docentes, servidores públicos e cidadãos cristãos. O Conselho é sentido comum sobrenatural, um tesouro inavaliável no tema da salvação. “E acima de tudo isto, suplica ao Altíssimo, para que enderece teu caminho na verdade.” (Ecl. 37,15)

Oremos ao Espirito de Conselho, para que nos ajude e nos guie em todos os nossos caminhos, para que sempre façamos Sua Santa Vontade; que incline nosso coração para o que é bom, e nos aparte de tudo o que é mau; que nos dirija pela senda reta de Seus Mandamentos, à meta da vida eterna, que anelamos. Amém. 

 

– Espirito de Fortaleza:

– ajuda-nos a levar nossa cruz com Deus Espirito Santo, e suportar com coragem todos os obstáculos que se oponham a minha salvação.

O Dom de Fortaleza

Pelo Dom de Fortaleza, a alma se fortalece diante do medo natural, e suporta até o final, o desempenho de uma obrigação.

A fortaleza comunica à vontade um impulso e energia, que a move a levar a cabo, sem duvidar, as tarefas mais árduas, a enfrentar os perigos, a estar acima do respeito humano, e a suportar sem queixar-se, o lento martírio da tribulação, ainda de toda uma vida. “O que persevere até o fim, esse se salvará.”(Mt 24,13)

Oremos pedindo o Espirito de Fortaleza, para que eleve nossa alma no tempo de turbação e adversidade; para que sustente nossos esforços de santidade; que fortaleça nossa debilidade; que nos dê valor contra todos os assaltos de nossos inimigos; que nunca sejamos confundidos e nem nos separemos de Vós, ó meu Deus, e meu máximo Bem. Amém. 

 

– Espirito de Conhecimento:

ajuda-nos a conhecer a Deus e conhecer a mim mesmo, e crescer na perfeição da ciência dos Santos.

O Dom do Conhecimento

O Dom do Conhecimento permite a alma dar às coisas criadas, seu verdadeiro valor, em sua relação com Deus. O conhecimento desmascara a simulação das criaturas; revela sua vacuidade, e faz notar seus verdadeiros propósitos, como instrumentos ao serviço de Deus. Mostra-nos o cuidado amoroso de Deus, ainda na adversidade, e nos leva a glorifica-Lo, em cada circunstância da vida. Guiados por sua Luz, damos prioridade às coisas que devem tê-la, e apreciamos a amizade de Deus, acima de tudo. “O conhecimento é fonte de vida para aquele que o possui.” (Prov. 16,22)

Oremos ao Bendito Espirito de Conhecimento, para que nos conceda a graça de percebermos a vontade do Pai; para que nos mostre a nulidade das coisas da terra; que tenhamos ideia de vaidade dessas coisas, e as usemos só para Sua glória e nossa própria salvação, sempre acima delas, olhando para Vós, e para Vossos prêmios eternos. Amém. 

 

– Espirito de Piedade:

– permite que encontremos o serviço a Deus, doce e amável.

O Dom de Piedade

O Dom de Piedade suscita em nossos corações, uma filial afetividade por Deus, como nosso amorosíssimo Pai. Inspira-nos, por amor a Ele, a amar e respeitar as pessoas e coisas a Ele consagradas, assim como aqueles que estão investidos com sua autoridade, sua Santíssima Mãe e os Santos, a Igreja e sua cabeça visível, nossos pais e superiores, nosso país e seus governantes.

Quem está cheio do Dom de Piedade, não encontra a prática da religião como dever pesado, senão como deleitante serviço. Onde há amor, não há trabalho.

Oremos suplicando o Bendito Espirito de Piedade, para que tome posse de nosso coração, e acenda dentro de nós, tal amor por Deus, que encontre satisfação só em seu serviço, e por amor a Ele, nos submetamos amorosamente a toda legitima autoridade. Amém. 

 

– Espirito de Temor de Deus:

– para que sejamos plenos de reverência amorosa para Deus, e que o temamos desgosta-lo de qualquer maneira.

O Dom do Temor

O dom do Santo Temor de Deus nos enche com um soberano respeito por Deus, e faz que a nada temamos mais que ofendê-Lo pelo pecado. É um temor que se eleva, não desde o pensamento do inferno, senão do sentimento de reverência e filial submissão a nosso Pai Celestial.

É o temor, princípio de sabedoria, que nos aparta dos prazeres mundanos, que poderiam de algum modo separar-nos de Deus. “Os que temem o Senhor, tem coração disposto, e em sua presença se humilham.” (Ecl. 2,17)

Oremos pedindo para que tenhamos nosso Senhor e Deus, sempre diante de nosso rosto, e para que Ele nos ajude sempre a fugir de todas as coisas que possam ofendê-lo, e fazer-nos merecedores, diante os Olhos Puros de Sua Divina Majestade no Céu, onde Vós viveis reinais, em unidade da sempre Bendita Trindade, Deus, no mundo que não tem fim. Amém. 

 

Catecismo da Igreja Católica:

– 1832.Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna. A Tradição da Igreja enumera doze: “caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade” (Gálatas 5,22-23 vulg.).

Os Dons do Espirito Santo aperfeiçoam as virtudes sobrenaturais, ao permitir-nos praticá-las com maior docilidade à Divina Inspiração.

À medida que crescemos no conhecimento e no amor de Deus, sob a direção do Espirito Santo, nosso serviço se torna mais sincero e generoso, e a prática das virtudes, mais perfeita. Tais atos de virtudes, deixam o coração cheio de alegria e consolação, e são conhecidos como frutos do Espirito Santo.

Estes frutos, por sua vez, fazem a prática das virtudes mais ativa, e se tornam um poderoso incentivo, para esforços ainda maiores, no serviço de Deus.

Oração

Vinde, ó Espirito Santo. Enchei meu coração com Vossos frutos celestiais: caridade, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Que nunca esteja eu cansado no serviço de Deus, senão que, por continua e fiel submissão à Vossa inspiração, mereça estar eternamente unido Convosco, no amor do Pai e do Filho. Amém. 

 

Vinde, Espirito Santo! Enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles a chama de vosso amor. Ó, Deus, que com a Luz do Espirito Santo, iluminais os corações de vossos fiéis, concedei-nos que guiados pelo mesmo Espirito desfrutemos do que é reto, e gozemos com seu consolo celestial.

1 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os Bens do Céu, e mostrai-nos os meios para alcançá-los. Glória.

2 – Vinde Espirito Santo! Por vosso Dom de Entendimento, iluminai nossas mentes, a respeito dos Mistérios da Salvação, para que possamos compreende-los perfeitamente, e abraça-los com fervor. Glória.

3 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Conselho, inclinai nossos corações para atuar com retidão e justiça, para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes. Glória.

4 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com vossa graça, contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória. Glória.

5 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas, para assim não perder as eternas. Glória.

6 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa e piedosamente nesta vida, para alcançar o Céu na outra vida. Glória.

7 – Vinde, Espirito Santo! Por vosso Dom de Temor de Deus, feri nossos corpos com vosso Temor, para assim trabalhar pela salvação de nossas almas. Glória. 

 

Da Epístola de São Paulo aos Gálatas 5, 1-26 – Bíblia de Jerusalém

A liberdade cristã

1 É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão. 2 Atenção! Eu, Paulo, vos digo: se vos fizerdes circuncidar, Cristo de nada vos servirá. 3 Declaro de novo a todo homem que se faz circuncidar: ele está obrigado a observar toda a Lei. 4 Rompestes com Cristo, vós que buscais a justiça na Lei; caístes fora da graça. 5 Nós, com efeito, aguardamos, no Espírito, a esperança da justiça que vem da fé. 6 Pois, em Cristo Jesus, nem a circuncisão tem valor, nem a incircuncisão, mas a fé agindo pela caridade. 7 Corríeis bem; quem vos pôs obstáculos para não obedecerdes à verdade? 8 Esta sugestão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. 10 Confio que, unidos no Senhor que não tereis outro sentimento. Aquele, porém, que vos perturba sofrerá a condenação, sejam quem for. 11 Quanto a mim, irmãos, se eu ainda prego a circuncisão, por que sou ainda perseguido? Pois estaria eliminado o escândalo da cruz! 12 Que se façam mutilar de uma vez aqueles que vos inquietam!

Liberdade e caridade

13 Vós fostes chamados à liberdade, irmãos. Entretanto, que a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas, pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros. 14 Pois toda a Lei está contida numa só palavra: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. 15 Mas se vos mordeis e vos devorais reciprocamente, cuidado, não aconteça que vos elimineis uns aos outros. 16 Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne. 17 Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente, de sorte que não fazeis o que quereis. 18 Mas se vos deixais guiar pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Ora, as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni: os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus.

22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, autodomínio. Contra estas coisas não existe lei. 24 Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglória, provocando-nos uns aos outros e invejando-nos uns aos outros.

************

Julio – Apostolado do Brasil 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: