SÃO JOÃO EUDES
SANTO PADROEIRO DO APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS
“Não somente Jesus vive e permanece continuamente no Coração de Maria, senão que Ele mesmo é o Coração de Seu Coração.”
“A perfeição cristã consiste em chegar a ser imagem viva do Coração Santo de Maria.”
Clicar nos links abaixo:
- São João Eudes chama o Coração de Maria “Livro da Vida” – Ver no Sétimo Dia da Novena ao Sagrado Coração de Maria.
- “A São João Eudes deve-se o primeiro ofício litúrgico em honra do sagrado coração de Jesus” – Na CARTA ENCÍCLICA HAURIETIS AQUAS DO SUMO PONTÍFICE PAPA PIO XII – no número 51.
É bem sabido que a vida de João Eudes é todo um manual de vida cristã: ele sempre dava a outra face, dando vida ao catálogo que nosso Senhor nos deixou, no Evangelho de São Mateus, 5.
A assistência aos enfermos, no espiritual e no material: na violenta epidemia de peste que eclodiu na Normandia, viveu isolado no campo para não contaminar os seus companheiros.
Sua vida missionária: São João Eudes pregou umas cento e dez missões e deixou uma marca e testemunho nas pessoas que o escutavam e confessavam com ele.
Mulheres em situação de vulnerabilidade: entendeu que a oração deve-se faze-la imagem viva de Deus; que todo o mundo a veja, como dizia Jesus: “Acreditem nas obras.”Apoiou as pobres mulheres que se perdiam na prostituição, porque ninguém lhes estendia a mão.
Fundou seminários: pensando que as ovelhas do Senhor necessitavam mais pastores santos, para guiar o redil. Fundou seminários onde os jovens recebessem esmerada preparação, e a nova associação com o nome de “Congregação de Jesus e de Maria”.
Dizem os textos sagrados que a maior de todas as virtudes é a caridade, a qual encerra todas as demais: não fazer sentir mal ao meu próximo; justifica-lo, oferecendo a Deus os incômodos ou sofrimentos que se pode padecer nesta vida; humildade, diligência; fortaleza nos momentos mais duros da vida; temperança para dominar os apetites da carne; renúncia de si mesmo; prudência ao falar; sabedoria para saber discernir o que é bom do mau, etc.
Todas estas virtudes foram testemunhadas em cada uma das ações da vida de João Eudes, por parte de seus companheiros e de todas aquelas pessoas às quais lhes entregou sua vida.
Que sirva seu dia de celebração, para que analisemos, que testemunho vão dar de mim?
Minhas virtudes, que recebi no momento do meu batismo, podem dar testemunho de que as empreguei em todo momento ao serviço de todos aqueles que passaram na vida por mim?
Ou, simplesmente, as guardei sob a terra, como o servo inútil do Evangelho, e disfarçado de cristão, fazendo uso de todos os vícios que são contrários às virtudes?
Sem dúvida, porque São João Eudes é um protótipo do exemplo apostólico na vida interior e exterior, para alcançar a santidade. Basta a pequena revisão biográfica que expusemos, é suficiente para assim entende-lo. Aprofundar nos detalhes é um ensinamento frutífero.
Ainda assim, dentro de seu trabalho missionário, teve um papel de destaque como Apóstolo dos Últimos Tempos, pois deu origem às bases do entendimento e delineou a importância dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Propagou por todo seu país duas novas devoções que chegaram a ser sumamente populares: a Devoção ao Coração de Jesus e a Devoção ao Coração de Maria. E ele escreveu um lindo livro intitulado:
“O Coração Admirável da Mãe de Deus”, para explicar o amor que Maria teve por Deus e por nós.
Ele também compôs um ofício litúrgico em homenagem ao Coração de Maria, e em suas congregações celebrou a festa do Imaculado Coração todos os anos.
Outro de seus livros é intitulado: “Devoção ao Coração de Jesus”. É por isso que o Papa São Pio X chamava São João Eudes de “O apóstolo da devoção aos Sagrados Corações”.
Escreveu dois livros que fizeram muito bem aos sacerdotes: “O Bom Confessor” e “O Pregador Apostólico”.
Morreu em 19 de agosto de 1680. Seu grande desejo era de que sua vida e de seu comportamento se pudesse repetir sempre o que dizia Jesus: “Meu Pai celestial me ama, porque sempre faço o que Lhe agrada.”
Exortamo-los a meditar sobre os Chamados de Amor e Conversão e a imitar a disposição que São João Eudes teve para a Grande Obra já em seu tempo.
Oração de São João Eudes ao Coração de Jesus e Maria
Salve, Coração santíssimo,
Coração manso,
Coração humilde,
Salve, Coração puro,
Coração entregue
Coração sábio
Salve, Coração paciente,
Coração obediente
Coração vigilante;
Salve, Coração fiel,
Coração feliz,
Coração misericordioso;
Salve, Coração muito amoroso de Jesus e de Maria.
Nós te adoramos,
Nós te louvamos,
Nós te glorificamos,
Nós te damos graças,
Nós te amamos
de todo o nosso coração,
de toda a nossa alma,
com todas as nossas forças;
Nós te oferecemos o nosso coração,
Nós o entregamos,
Nós o consagramos,
Nós o sacrificamos.
Aceita-o e possui-o totalmente;
Purifica-o,
Ilumina-o,
Santifica-o,
Para que nele vivas e reines, agora, sempre e por toda a eternidade.
Amém.
SÃO JOÃO EUDES, INTERCEDEI POR NÓS!
Compartilhar
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Tweet
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Compartilhar no Tumblr
- Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
