Dias Litúrgicos

8 de setembro: A Igreja Católica celebra o Aniversário do Nascimento da Santíssima Virgem Maria

N-Senhora-s-fundo-02.09.2022

Breves Notas Sobre a Data do Nascimento da Santissima Virgem Maria

 

A Natividade de Nossa Senhora é uma festividade religiosa celebrada pela Igreja Católica.

Essa festa era muito antiga no Oriente, e parece ter sido introduzida no Ocidente no final do século VII pelo papa Sérgio I, que fixou o dia oito de setembro para sua celebração.

O documento mais antigo que a comemora vem do sexto século. São Romano, o grande lirista eclesiástico da Igreja Grega, compôs para a Virgem Maria um hino que é um esboço poético do evangelho apócrifo de São Tiago.

Esse Santo, nativo de Emesa na Síria, compôs seus hinos entre os anos 536-556, levando a supor que a festa da Natividade tenha se originado em algum lugar na Síria ou na Palestina, no início do século VI quando, após o Concílio de Éfeso, o culto da Mãe de Deus foi intensificado pela influência dos evangelhos apócrifos.
 
Detenhamo-nos hoje na celebração desse estupendo nascimento que deixa nosso coração repleto de paz, alegria e esperança.
 
O famoso orador, Pe. Antônio Vieira, Jesuíta do século XVII compôs o famoso sermão sobre tão bela data.
 
“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede-o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (…) perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória.
E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus“.
 
Assim com fé, esperança e devoção celebremos o Nascimento Daquela que, ouvindo a Divina Palavra, se encantou e, seguindo o Divino chamado, encanta a nossa tão necessária esperança.”
 
+++
 
Fonte da matéria: Escrito “O  Nascimento da Virgem Maria” – Dom Carlos José Bispo da Diocese de Apucarana – Paraná – Brasil – publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acesso em 29.08.2023.

 

Com muito amor ofereçamos a Coroa de Ouro ao Imaculado Coração de Maria para trazer, com nossa súplica, o Triunfo do Doloroso e Imaculado Coração e o Dom da Paz aos corações.

Coroa de Ouro ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: