O famoso orador, Pe. Antônio Vieira, Jesuíta do século XVII compôs o famoso sermão sobre tão bela data.
“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede-o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (…) perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória.
E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus“.
Assim com fé, esperança e devoção celebremos o Nascimento Daquela que, ouvindo a Divina Palavra, se encantou e, seguindo o Divino chamado, encanta a nossa tão necessária esperança.”
+++
Fonte da matéria: Escrito “O Nascimento da Virgem Maria” – Dom Carlos José Bispo da Diocese de Apucarana – Paraná – Brasil – publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acesso em 29.08.2023.