Dias Litúrgicos

26 de dezembro: Festa Litúrgica de Santo Estevão

Santo-Estevao-26Dez-ststephen

Festa: 26 de dezembro
Patrono: de Diáconos, Acólitos, Pedreiros, Caixeiros, Pedreiros
Falecimento: 34

 

Santo Estêvão foi um dos primeiros diáconos ordenados da Igreja. 

Ele também foi o primeiro mártir cristão. 

A palavra grega da qual derivamos a palavra inglesa martyr significa literalmente testemunha. Nesse sentido, cada cristão é chamado a dar testemunho de Jesus Cristo, tanto nas suas palavras como nos seus atos. Nem todos são convidados a derramar seu sangue.

Aqueles que derramam seu sangue pela fé são a maior das testemunhas. Eles têm sido especialmente honrados desde o início do cristianismo. Estêvão estava tão conformado com Jesus em sua vida santa que seu martírio foi um sinal natural e sobrenatural de seu amor pelo Senhor. Também inspirou os primeiros crentes ao enfrentarem a primeira rodada de perseguição brutal.

Seu comportamento, mesmo perdoando aqueles que estavam tirando sua vida enquanto ele estava sendo apedrejado até a morte, era um belo reflexo de como ele realmente estava conformado com o Senhor Jesus Cristo. Está registrado no capítulo 7 dos Atos dos Apóstolos (Atos 7:54-60), que imediatamente segue os Evangelhos no Novo Testamento.

O capítulo 6 dos Atos dos Apóstolos contém um relato da escolha dos sete primeiros diáconos da Igreja. Enquanto os apóstolos trabalhavam para continuar o ministério de Jesus Cristo como seus anciãos, algumas das viúvas de língua grega estavam sendo negligenciadas em suas necessidades práticas. Os Doze decidiram ordenar sete diáconos para supervisionar seus cuidados. Ao fazê-lo, os diáconos ampliaram a pastoral dos Apóstolos, os primeiros Bispos da Igreja primitiva, permitindo-lhes assistir mais ao ensino.

Dos sete ordenados, Estêvão era o mais velho e recebeu o título de “arquidiácono”, o principal entre eles. Pouco se sabe sobre ele antes deste relato. Como a maioria dos primeiros líderes cristãos, ele era judeu, mas pode ter vindo de entre os crentes de língua grega ou helenistas, aqueles que se sentiam menosprezados na distribuição de esmolas.

Grandes pregações e milagres foram atribuídos a Estêvão. A Bíblia registra que Estêvão, “cheio de graça e poder, fez grandes maravilhas e sinais entre o povo”. A popularidade de Estêvão criou inimigos entre alguns judeus, membros da Sinagoga dos Libertos Romanos. Eles debateram com ele, para gerar provas contra ele em continuação de sua perseguição à Igreja primitiva.

Acusaram-no de blasfêmia, de falar contra Deus e Moisés. As acusações inflamaram a população local, que exigiu que ele fosse julgado e punido. Quando Estêvão foi levado a julgamento, várias testemunhas falsas foram apresentadas pelo Sinédrio para testemunhar que ele era culpado de blasfêmia. Ele foi acusado de prever que Jesus destruiria o Templo e de pregar contra a lei mosaica.

Estêvão estava cheio de sabedoria do céu. Ele respondeu detalhando a história de Israel e descrevendo as bênçãos que Deus havia concedido ao seu povo escolhido. Ele também explicou como Israel se tornou desobediente, apesar da bondade e misericórdia do Senhor. Estêvão explicou que Jesus tinha vindo para cumprir a lei de Moisés, não para destruí-la. Ele citou extensivamente as escrituras hebraicas para provar seu caso.

Finalmente, ele admoestou o Sinédrio, dizendo:

“Vocês são teimosos, com corações e ouvidos incircuncisos. Você está sempre resistindo ao Espírito Santo, assim como seus ancestrais costumavam fazer. Você pode nomear um único profeta que seus antepassados nunca perseguiram? Mataram aqueles que predisseram a vinda do Justo, e agora vocês se tornaram seus traidores, seus assassinos. Apesar de terem recebido a Lei por meio de anjos, vocês não a guardaram.” (Atos 7:51-53)

Quando Estêvão concluiu sua defesa, ele olhou para cima e viu uma visão de Jesus parado à direita de Deus. Ele disse:

“Olha, eu posso ver o céu aberto e o Filho do Homem de pé à direita de Deus”.

Essa visão foi tomada como a prova final de blasfêmia para os judeus que não acreditavam que Jesus era o Messias ou Filho de Deus. Para eles, Jesus não poderia estar ao lado do Pai Celestial. A multidão correu para cima de Estêvão e o levou para fora da cidade para apedrejá-lo até a morte.

Quando Estêvão estava sendo brutalmente apedrejado, ele disse suas últimas palavras:

“Senhor Jesus, receba meu espírito. Senhor, não guardes este pecado contra eles”.

Palavras que ecoavam as próprias palavras de Jesus na Cruz. Após essas palavras, Estêvão morreu, no Senhor.

Assistindo ao julgamento e execução estava um rabino chamado Saulo de Tarso, um perseguidor virulento da Igreja primitiva. Pouco depois, esse rabino encontraria o Senhor Jesus no caminho de Damasco e se converteria dramaticamente. Seu encontro está registrado no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos. Ele tomou o nome de Paulo como um sinal de sua nova vida em Jesus Cristo e se tornou o grande apóstolo dos gentios.

Estêvão foi enterrado por cristãos, mas a localização de seu túmulo não é especificada no Novo Testamento e pode ter sido esquecida por um tempo. Em 415, um sacerdote cristão afirmou que teve uma visão do túmulo e localizou os restos mortais de Estêvão. Um nome dentro do túmulo confirmou o achado.

Santo Estêvão é frequentemente representado com pedras, um Livro do Evangelho, uma igreja em miniatura e uma frondes de palmeira de mártir. Ele é o padroeiro dos Acólitos, pedreiros, caixões e diáconos e sua festa é celebrada em 26 de dezembro.

Junte-se a nós para oferecer esta oração, escrita pelo Diácono Keith Fournier, buscando sua intercessão:

“Senhor Jesus, recebei o meu Espírito” (Santo Estêvão, Mártir)

 

Uma Oração do Diácono Keith Fournier

Senhor Jesus, escolhestes Estêvão como primeiro diácono e mártir da vossa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. O testemunho heroico da sua santa vida e morte revela a vossa presença contínua entre nós. Seguindo o exemplo da sua fé viva, e por sua intercessão, capacitai-nos pelo vosso Espírito Santo a viver como testemunhas da fé nesta Nova Era Missionária. Não importa qual seja o nosso estado de vida, carreira ou vocação, ajudai-nos a anunciar, tanto na palavra como na ação, a plenitude do Evangelho a um mundo que espera renascer em Jesus Cristo. Derramai sobre toda a vossa Igreja o mesmo Espírito Santo que animou Santo Estêvão, Mártir, a ser fiel até ao fim, que é um princípio de vida eterna na comunhão da Trindade.

Fonte da matéria: Catholic Online

 

Fonte do Vídeo: Catholic OnLine

 


Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading