Apresentação da Santíssima Virgem Maria no Templo, aos três anos
Memória
“Neste dia da Dedicação (ano 543) da Igreja de Santa Maria, a Nova, construída perto do Templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos da Igreja Oriental, a “dedicação” que Maria fez de si mesma a Deus, já desde a infância, movida pelo Espirito Santo, que a encheu de graça, desde a sua Imaculada Conceição.”
(Texto acima, extraído da Introdução ao dia 21 de novembro, da memória da Apresentação de Nossa Senhora, da Liturgia das Horas – Segundo o Rito Romano – Tomo IV, Tempo Comum, 18a – 34a Semana – Editora Vozes – Paulinas – Paulus – Brasil – Editora Ave-Maria – 1999 – Segunda Edição Típica – pág. 1465)
*************************
HINO
Salve, Mãe de piedade,
Mãe de Deus, Mãe do perdão,
Mãe da esperança, Mãe da graça
E Mãe da santa alegria.
Salve, ó Virgem Mãe de Deus:
O unigénito do Pai,
Que governa céus e terra,
Quis nascer como teu Filho.
Deus, que Te fez sem igual,
Vendo em Ti a humilde serva,
Para Esposa Te escolheu,
Ó bendita entre as mulheres.
Glória ao Pai que Te criou,
Glória ao Filho que nos deste
E ao Espírito por quem és
Mãe de Deus e Mãe dos homens.
(Hino Do Oficio das Leituras – Liturgia das Horas – iBreviary)
*****************
SEGUNDA LEITURA
Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermo 25, 7-8: PL 46, 937-938)
Acreditou pela fé e concebeu pela fé
Peço-vos que repareis no que diz o Senhor ao estender a mão para os seus discípulos: Estes são minha mãe e meus irmãos e Quem fizer a vontade de meu Pai, que Me enviou, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Porventura não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que acreditou pela fé e concebeu pela fé, que foi escolhida para que d’Ela nascesse a salvação entre os homens e que foi criada por Cristo antes de Cristo ter sido criado n’Ela? Maria cumpriu, e cumpriu perfeitamente, a vontade do Pai; e, por isso, Maria tem mais mérito por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo; mais ditosa é Maria por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo. Portanto, Maria era bem aventurada, porque, antes de dar à luz o Mestre, trouxe O no seio.
Vê se não é como digo. Passava o Senhor, acompanhado da multidão e fazendo milagres divinos. E uma mulher exclamou: Bem aventurado o ventre que Te trouxe. Ditoso o ventre que Te trouxe. E o Senhor, para que se não buscasse a felicidade na natureza material da carne, que respondeu? Mais felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Por isso também Maria era feliz porque ouviu a palavra de Deus e a pôs em prática; guardou mais a verdade de Cristo na sua mente do que o corpo de Cristo no seu seio. Cristo é verdade; Cristo é carne. Cristo é verdade no espírito de Maria, Cristo é carne no seio de Maria; é mais o que está no espírito do que o que se traz no seio.
Maria é santa, Maria é bem aventurada. Mas é mais importante a Igreja do que a Virgem Maria. Porquê? Porque Maria é uma parte da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas apesar disso membro do corpo total. Se é membro do corpo, é certamente mais o corpo do que o membro. A cabeça é o Senhor, e Cristo total é a cabeça e o corpo. Que mais direi? Temos no corpo da Igreja uma cabeça divina, temos a Deus por cabeça.
Reparai portanto em vós mesmos, irmãos caríssimos. Também vós sois membros de Cristo, também vós sois corpo de Cristo. Vede como o sois, quando Ele diz: Eis minha mãe e meus irmãos. Como sereis mãe de Cristo? Todo aquele que ouve e pratica a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Quando diz «irmãos» e «irmãs», fala evidentemente da mesma e única herança.
É uma só, na verdade, a herança. Por isso, a misericórdia de Cristo, que sendo único não quis ficar só, fez de nós herdeiros do Pai e herdeiros consigo.
Oração
Ao celebrarmos a memória gloriosa da Santíssima Virgem Maria, nós Vos pedimos, Senhor: concedei-nos, por sua intercessão, que mereçamos participar da plenitude da vossa graça. Por Nosso Senhor.
V. Bendigamos o Senhor.
R. Graças a Deus.
(Do Oficio das Leituras – Liturgia das Horas – iBreviary
*************************
Deus Todo-Poderoso e sempre vivo, hoje, nós honramos a memória da Virgem Maria, cuja vida escondida traz luz e calor para a Igreja em todos os lugares.
A exemplo de Maria, que nos dê a força para irradiar a luz e o calor para a Igreja, e a ajude estar habitando locais da presença alegre de Deus na terra. Pedimos em nome de Jesus Cristo nosso Senhor que vive e Reina convosco e com o Espírito Santo, agora e para sempre. Amém!
- * De acordo com a tradição da Igreja Oriental, quando Maria tinha três anos de idade, Joaquim e Ana levaram-na para o Templo, para que Ela pudesse ser Consagrada ao Serviço do Senhor.
- As Tradições, dizem que eles convidaram as jovens da cidade a andar antes dela com tochas acesas. Assim que eles chegaram no Templo, Maria, sozinha e sem a menor hesitação, subiu os degraus do Santuário onde ela deveria permanecer, viver na contemplação de Deus, e milagrosamente alimentados pelo Arcanjo Gabriel, até o dia que ela desposada com José, pouco antes a Anunciação.
- O tema da festa é uma Imaculada Maria, o Templo do Deus vivo, é oferecido para o Todo-Poderoso em sua Casa Sagrada em Jerusalém. Este dia testemunha o vínculo entre a palavra e a Virgem predestinada na eternidade: este dia é a nascente de todos os seus privilégios.
- Uma visão mais histórica é que a festa tem origem em Jerusalém em 543.
- No rito latino, demorou muitos anos para a festa ser amplamente aceitos.
- Ele entrou para o calendário ocidental em 1585.
- Hoje, a festa comemora o reconhecimento de Maria como um templo em quem Deus habita.
- De uma maneira muito especial, a Santa Virgem é ela mesma um Templo Sagrado, quando ela concebeu o próprio Filho de Deus em seu Ventre Imaculado, ela se tornou um verdadeiro Templo do Deus verdadeiro.
- Quando ela adorava a Palavra de Deus em seu coração (ver Lucas 02:19, 51), amava tão ardentemente a Cristo, e manteve fielmente a sua palavra, o Filho e o Pai Dela vieram e fizeram a sua casa nela, conforme a promessa do Senhor (ver João 14:23).