
Tratado da Verdadeira Devoção aos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria
Manual de Espiritualidade e Estatutos do Apostado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria
= Primeira Edição – 2023 =
O espírito do Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus, José e Maria é a mesma comunhão de amor como em Nazaré.
De modo particular, os apóstolos desejam imitar sua profunda humildade, e sua perfeita submissão, sua doçura angelical, a sua contínua oração e entrega, a sua absoluta mortificação, a sua imaculada pureza, a sua heroica paciência, a sua sabedoria celeste, o seu amor intrépido e sacrificado, mas sobretudo a sua fé.
A espiritualidade destes Apóstolos dos Últimos Tempos é um chamado a regressar à nossa origem: a comunidade apostólica reunida em oração com Maria, nossa Mãe; recebendo o Espírito Santo, para estar acesos com o zelo apostólico, de anunciar Jesus Cristo e buscar em todo o tempo a salvação das almas.
Nosso Senhor Jesus Cristo convida estes apóstolos a anunciarem a Boa Notícia da salvação que chegou a todos os homens. Nesta espiritualidade encontra-se novamente a comunhão gratificante e santificadora com Deus, nosso Pai Terno e Misericordioso.
Anunciando-o com Maria, Mãe da Igreja, a que cuida, guia, anima e forma a comunidade cristã.
Estas almas, sobretudo, regressam ao Coração da Mãe para anunciar novamente Jesus Cristo, em comunhão com Maria, a Cheia de Graças, modelo de discípula e missionária para todos os crentes; e com toda a força do Espírito Santo, para que assim como o Pai São José foi aceso nessa Chama de Amor, de zelo pela salvação das almas e glória de Deus, também as almas sejam imitadoras de tão grande santo, discípulo perfeito, consagrado ao Sagrado Coração do Menino Jesus através de sua total consagração ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria.
A vida destes apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria e dos Últimos Tempos é uma vivência Eucarística, Mariana e Carismática.
Os Apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria vivem na espiritualidade da Sagrada Família de Nazaré, vivendo na perfeita comunhão de amor, guiados pela Mão da Rainha do Céus; como crianças, entram nesse amor e devoção ao Pai Terno e Misericordioso, ao Filho Eucarístico e ao Espírito Santo.
Guiados pelo Amor Maternal de Maria, fazem-se crianças, dependendo de sua Rainha Celestial, seguem o caminho estreito da Cruz, porque sabem em quem depositaram sua confiança, apesar das tribulações, dos problemas, das provas e das cruzes, confiam, esperam e amam.
Estes apóstolos, com almas de filhos, seguem o caminho de seu Pai Terníssimo. Confiam totalmente naquilo que seu Pai Misericordioso lhes pede, ensina, e nessa dependência espiritual onde se abandonam na Divina Vontade, nesse Amor-Fiat do Divino Querer de seu Pai, compreendem que é o melhor para eles.
Confiam em seu Pai e respeitam por puro amor, Suas Palavras. Viver na Vontade Divina é deixar-se levar pela Fonte de Graça do Espírito Santo, renunciam à sua vontade e liberdade, morrendo para eles mesmos, para serem reflexos de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
Como crianças, eles querem fazer o que agrada a seu Pai.
Estes ensinamentos que receberam de sua Amada Mãe nos Chamados de Amor e de Conversão, querem vivê-los, obedecê-los, abandonar-se nos braços de seu Pai Terno e Misericordioso. Porque sabem que cada Lei que Deus lhes deu, nasceu de seu Amor Misericordioso para que essas almas, infantes espirituais, tenham uma vida plena, ordenada ao Mistério do Amor-Fiat, que cada palavra, ação, movimento seja dirigida a Deus, o Pai Terníssimo.
Estes apóstolos, como crianças que confiam em seu Pai, caminharão só quando o Pai Terno e Misericordioso o ordenar; estes apóstolos se deixarão educar pela Rainha do Céu do Fiat Supremo.
Maria os ensinará a rezar: “Eis aqui teu escravo, filho do seu Escrava. Faça-se em mim tua Divina Vontade “.
Este seguimento de confiança infantil é total, dependente e perfeito com Deus. Consiste em amar e cumprir a Divina Vontade de Deus, Três vezes Santo e Divino.
Pois o que esta Majestade Admirável quer para seus filhos é maior do que o que seus próprios corações desejam.
É por isso que, como qualquer pai, educa seus filhos que são os apóstolos dos Últimos Tempos.
Essas almas sabem que os Dez Mandamentos, a Lei e os Profetas e o Santo Evangelho é o que seu Pai Misericordioso lhes dá para honrá-lo em obediência e humildade.
E como crianças, não querem ferir o Coração de seu Pai e de sua Mãe, a Rainha do Reino do Supremo Fiat.
Estes apóstolos, em sua pequenez, tornam-se pequenas flores, que, levantadas pelas mesmas Mãos do Pai Terno e Misericordioso, são transplantadas no seu Jardim Divino, na sua criação, no seu Éden, em Maria, universo de Deus.
Ali, neste Éden Puríssimo, que é a Mãe, conhecem a importância da oração, da conversão, e, portanto, da salvação.
Ao aderirmos a Maria, aderimos a Jesus Cristo, e assim, à Divina Vontade, sendo um só com o Espírito Santo.
Quando, como pequenas crianças, nos deixamos educar pela Rainha do Reino do Fiat Supremo, então em nosso coração, a Rainha Celestial grava e guarda, como um Divino e Doce Tesouro, aquele amor, que é exclamar Fiat ao Desejo divino.
E como são almas minúsculas, que só podem fazer o que entregam em pequenez à sua Santíssima Mãe, que por sua vez as entrega a Jesus Cristo, por Divina Vontade.
Estes apóstolos com alma de crianças aprendem de sua Mãe Amabilíssima, já que sua Mãe é a Amante e Perfeita Cumpridora, depois de Jesus, da Divina Vontade.
E que em seu Doloroso e Imaculado Coração ela guardava tudo, ou seja, o Querer Divino. O que Deus queria, a Mãe o fazia tudo segundo o Querer Divino do Senhor.
Esta Santíssima Mãe mostra-nos, na própria Sagrada Escritura, sua união com a Vontade Divina em toda sua vida. Desde o seu Nascimento, sua Anunciação-Encarnação, em Caná, na Cruz, na Ressurreição de seu Filho, em Pentecostes e na Assunção, fez tudo segundo a Palavra do Senhor (Pc 1, 38).
A contribuição desta graça nos apóstolos dos Últimos Tempos é que eles não só fazem o que Deus lhes dá, senão que se torna a vida própria neles, para viver e reinar com essa Vontade Divina, substituindo cada situação de suas vidas pela Vontade Divina, que enche seus corações de amor e bens infinitos, devolvendo-se lhes a semelhança Divina, e alcançando-lhes a finalidade última, para a qual foram criados por Deus.
Assim, a vontade humana desses apóstolos torna-se Vontade Divina, e se unem em um só Querer Divino.
Assim estes apóstolos serão formados dentro do Coração de Jesus, pela graça e misericórdia, concedidas por Deus Pai Terno e Misericordioso.
E assim se cumpre o que disse Nosso Senhor Jesus Cristo: “Que todos sejam um como tu, Pai, em mim, e Eu em Ti. Que eles também sejam um em Nós.” (Jo 17, 21)
A Mãe Maria é o perfeito exemplo de uma criatura que se deixou guiar, realizar e viver na Palavra de Deus.
Seu Doloroso e Imaculado Coração sempre foi o de uma Escrava.
E por isso, estes apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria e dos Últimos Tempos, transformam-se em crianças. Mas desde a infância espiritual, em escravos do amor.
Estas almas vão se configurando ao seu Esposo Celestial, renunciando à sua vontade para aceitar a Vontade de seu Senhor;
Assim, morrendo para as suas pequenas vontades, faz vida neles a Divina Vontade do Pai Misericordioso. Fazem as coisas à maneira do Deus Trino e Uno.
Estas almas crianças fazem vida a Divina Vontade, através da infância espiritual que é seu caminho.
Fazem a Vontade de Deus aqui na terra como no Céu.
Conhecem o que quer a Santíssima Trindade.
Tudo o que quer dar-lhes, e como crianças o aceitam, porque a única coisa que desejam é fazer sumamente feliz a seu Pai Terno e Misericordioso.
Preocupam-se em conhecer, amar e viver, o que através de nosso amado Senhor Jesus Cristo nos deixou, para chegarmos a viver a Divina Vontade e o Reino Supremo do Fiat.
Estes apóstolos conhecem como era a vida de Adão e Eva antes do pecado.
Pois, a este estado de alma estão chamados a conhecer como é a vida interior de Maria, a Nova Eva, que viveu perfeitamente na Amável Vontade de Deus e é seu modelo.
Conhecer o que Jesus, Novo Adão, fazia interiormente, para faze-lo também. Estas almas, que como crianças repetem este exemplo destes Sagrados Corações Unidos num só Fiat-Amor, vivendo neles a Vida Interior do Coração de Jesus e do Coração de Maria.
Os Apóstolos dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria conservam a inocência das crianças, abandonados por completo ao que Deus Pai deseja; o entregam à Santíssima Trindade sua vontade.
Pois sabem que este amado Deus Trino e Uno se encarrega de leva-los no caminho espiritual da santidade, caminho de Deus, caminho das rosas e de espinhos, para purificar-nos e avançar-nos em santidade.
Assim Jesus fará uso dos seus olhos, das suas mãos, dos seus pés, dos seus lábios, de todo o seu Ser, para ser glorificado em cada um. Eles dependerão totalmente da Divina Vontade, no amor e na misericórdia deste Amado Pai.
“Meu caminho espiritual é o caminho da infância espiritual, o caminho da confiança e da entrega absoluta.” (Santa Teresinha do Menino Jesus)
Tratado Da Verdadeira Devoção aos Sagrados Corações Unidos de Jesus e Maria
= PDF abençoado pelo Senhor Jesus a Manoel de Jesus =