No meio do século passado, quando o racionalismo movia guerra à religião cristã, e o positivismo, envaidecido pelas primeiras descobertas no campo da física energética, rejeitava a existência dos valores espirituais, o grande Papa Pio IX proclamava solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria.
Quatro anos depois, em 1858, aparecia Nossa Senhora, num Monte dos Pirineus, para confirmar esta defniição dogmática, proclamando-se entre inúmeros prodígios: “Eu sou a Imaculada Conceição.”
Dizia o Apóstolo Sao Paulo que Deus costuma escolher o que é fraco para confundir os fortes. Assim se deu nestas aparições: o instrumento que a Virgem escolheu para falar ao mundo foi uma pobre e analfabeta menina: Maria Bernardete Soubirous.
Nascida em Lourdes, região montanhosa dos Pirineus, na Franca, em janeiro de 1844, Bernardete eera filha de Francisco e Ludovica Casterot. Passou sua infância pobremente: menia, foi empregada em vigiar o gado; depois, doente, passou a cuidar dos serviços domésticos.
Era uma tarde úmida e fria. Estava atravessando o ribeirão Gave, junto com algumas companheiras, em procura de gravetos para o lar, quando Bernardete viu uma luz procedente de uma gruta natural na encosta da montanha: Nossa Senhora estava ali vestida de branco, faixa azul, terço na mão, convidando-a a rezar… era o dia 11 de fevereiro de 1958.
As aparições se repetiram nos dias segjuintes, chegando ao número de dezoito. Bernardete ficava extasiada, rezando e conversando com Nossa Senhora.
A mensagem que a Virgem queria transmitir ao mundo era: a conversão, a necessidade da oração (terço), e o seu próprio nome: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Para isto pediu que aquele lugar fosse transformado em um santuário.
Lá está o santuário de Lourdes, lugar de santificação.
O perene “milagre” de Lourdes é a Eucaristía. Além do fenômeno religioso que são as peregrinações, permanecem efetivas as mensagens de conversão e de doação da própria vida pela salvação dos homens. A aceitação alegre do sofrimento por parte dos doentes, a dedicação admirável de tantos jovens aos pobres e enfermos, o clima ininterrupto de intensa oração, em Lourdes, não são compreensíveis a não ser à luz da Ejcaristia, que ocupa o primeiro posto entre os verdadeiros devotos de Maria.
E assim se dá a procissão em Lourdes, onde o Cristo na Eucaristia vai passando, abençoando os doentes, anunciando e realizando desta forma uma salvação muito mais profunda.
Bernardete sofreu muitas e pesadas provações para ser acreditada em suas visões, que so os numerosos milagres sancionaram como obra divina. mais tarde se tornou freira na congregação das Irmãs da Caridade, onde Deus a foi purificando cada vez mais, até elevá-la a uma alta santidade.
Longamente provada por dolorosa enfermidade e angústia de espirito, depois de anos de vida consagrada, transcorridos na oração e em serviços humildes, Bernardete expirou santamente no dia 16 de abril de 1879.
______________
Crédito da matéria: Livro “O Santo do Dia” – do Bispo Dom Servilio Conti, I. M. C. – Editora Vozes – 3a. edição – Petrópolis – 1986 – pág. 83
Crédito da Imagem: TodayIFoundOut
Crédito da Imagem: anastpaul.com
Video do Corpo incorrupto de Santa Bernadette
O corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous, a vidente de Lourdes, está exposto na capela do convento de St Gildard, na cidade de Nevers, relativamente perto de Paris, França.
Crédito do Vídeo:
Compartilhar
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Tweet
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Compartilhar no Tumblr
- Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
Descubra mais sobre Apostolado dos Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
