Todos sabemos que o crescimento espiritual não é coisa fácil. É por isso que São João Paulo II, por seu grande Amor à Mãe Santíssima, nos convida a todos, que nos consagremos ao seu Doloroso e Imaculado Coração.
O Papa Pio IX disse que a devoção de São Luís Maria Grignion de Montfort, a Maria, é a melhor e a mais aceitável. O Papa Pio X promulgou que quem rezasse a formula da consagração Mariana de São Luís Maria, receberia indulgência plenária em perpetuidade.
Ele mesmo experimentou a eficácia desta devoção, e por isso, a promoveu com tanta decisão na Encíclica Mariana Ad Diem Illum, onde diz que “não há caminho mais seguro e mais fácil como Maria, para unir a todos os homens com Cristo.”
E o promotor principal foi o Papa João Paulo II, que declarou, que a leitura do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, foi decisiva em sua vida, e tomou como lema papal, uma expressão que aparece no texto breve da consagração Mariana de São lUis Maria Grignion de Montfort:
Totus tuus ego sum et omnia mea tua sunt.
Accipio te in mea omnia.
¡Praebe mihi cor tuum Maria!
Sou todo teu e todo meu é teu
Recebo-vos como meu tudo.
Dai-me vosso coração ó Maria!
Todo vosso.
Em que consiste a Consagração Mariana?
É a total consagração a Jesus através da Santíssima Vigem Maria. Consiste em um ato livre e voluntário, onde ofereces toda tua pessoa e tua vida, e te entregar todo inteiro, em corpo e alma à Mãe de Jesus e Mãe nossa, para que, através dele, o Espirito Santo nos transforme conforme a imagem de Jesus.
A missão que Jesus deu a Maria:
Jesus nos deu sua mãe como nossa mãe espiritual, para que Ela nos conceba na vida cristã por obra do Espírito Santo; nos alimente; nos cuide e nos leve à plenitude de Cristo.
Quando Jesus olhou pela última vez sua Màe, antes de morrer, lhe disse: “Mulher, aqui tens teu filho. Aqui tens tua Mãe.” (Jo 19, 26-27). Que quis dizer Jesus a Maria? Forma-os como Me formaste a Mim. Que quis dizer a João? (ele representava a todos nós)
Descansa em seu regaço; confia-te a Suas mãos maternais: ela vai te santificar pelo poder do Espirito Santo. Ela se encarregará de modelar-te e transformar-te conforme Minha imagem.
São Luís Maria enuncia em seu livro “os atos de caridade que a Virgem, como a melhor de todas as mães, faz para com seus servos fiéis”: Ela os ama, os mantém, os guia e dirige, defende, protege e intercede por eles diante de Deus.
E acrescenta os frutos que essa devoção produz na alma: chega à luz do Espírito Santo para crescer em humildade e conhecimento pessoal. A Santíssima Virgem concederá parte da sua fé, tirará escrúpulos da alma e alargará e abrirá o seu coração para correr “no caminho dos Mandamentos do seu Filho” com grande liberdade interior, os preencherá com grande confiança em Deus e em si mesma. , “a alma da Bem-Aventurada Virgem Maria vos comunicará para glorificar o Senhor” e “Ela dará o seu fruto a seu tempo e este fruto Seu, é Jesus Cristo”.
Pertencer a Maria
Por isso, quando Maria nos vê a cada um de nós, seus filhos, nos olha com amor, anelando o momento em que livremente lhe digamos: Mãe, sou todo teu, te pertenço, forma-me como fizeste com Jesus, protege-me do Maligno, leve-me para o paraíso. Se o Deus Onipotente confiou incondicionalmente na Virgem Maria, e colocou seu Filho Unigênito em seus braços maternais, como não vamos faze-lo nós?
Quando damos tudo a Maria, Ela cuidará de nós e de nossos entes queridos.
Quando estivermos como cegos, nas horas escuras, Maria ouvirá o nosso grito desesperado: “Senhor, que veja” (Mc 10,51) e se encarregará de dizer a Jesus: “Olha, eles não têm vinho” (Jn 2,3) e sempre encontraremos o caminho para sair das trevas para entrar na sua luz maravilhosa (cf. 1 P 2,9). No momento do sofrimento e da cruz, Maria estará ao nosso lado, abraçando-nos com ternura. (Jn 19,25)
Nas decisões importantes, Maria nos mostrará o Caminho, a Luz, a Verdade, a Vida. Ela será a doce e firme Pastora, que nos guia pelo bom Caminho (cf. Jn 14,6). Maria nos leva sempre pelo melhor caminho para Jesus. Na vida cotidiana, Maria será nossa educadora, aquela que nos treina nas virtudes cristãs.
Maria, nossa Mestra de oração
Maria será nossa mestra de oração. Nos conduzirá sempre ao Sacrário, e nos mostrará o lado traspassado de seu Filho; nos ensinará a entrar na intimidade de seu Coração traspassado.
É um maravilhoso intercambio: damos-Lhe nosso coração a Maria, e Ela nos dá seu Coração Imaculado. Maria gosta de partilhar. Quando lhe entregamos o nosso coração com abandono absoluto, Ela nos abrirá a intimidade do seu. Conheceremos como é o seu amor por Jesus, como gosta sua Palavra, como contempla os mistérios do seu Filho.
Sentiremos como ela se sente. Amaremos como ela ama. Deixaremos que Jesus encontre consolo e descanso em nós, como o encontra nela.
Na hora de nossa morte, Maria será a que que nos abre a porta do lar definitivo, nos abrace e nos leve à presença do Pai, para entrar em sua intimidade, e permanecer ali, para sempre. Novamente, convidamos a ler o livro “Tratado sobre a verdadeira devoção à Santíssima Virgem”. Queira Deus que sua experiência seja como a do Papa João Paulo II, cuja fórmula de consagração Mariana compartilho com vocês agora:
SOU TODO VOSSO MARIA
Virgem Maria, minha Mãe
Consagro-me a vós e confio em vossas mãos
toda minha existência.
Aceitai meu passado com tudo o que foi.
Aceitai meu presente com tudo o que é
Aceitai meu futuro com tudo o que será
Com esta consagração total
Confio-vos quanto tenho e quanto sou,
Tudo o que recebi de Deus.
Confio-vos minha inteligência,
Minha vontade, meu coração.
Deposito em vossas Mãos minha liberdade;
Minhas ânsias e meus temores;
Minhas esperanças e meus desejos
Minhas tristezas e minhas alegrias.
Custodia da minha vida e de todos meus atos,
Para que seja mais fiel ao Senhor
E com vossa ajuda, alcance a salvação.
Confio-vos, ó Maria, meu corpo e meus sentidos
Para que se conservem puros
E me ajudem no exercício das virtudes.
Confio-vos minha alma
Para que Vós a preserves do mal.
Fazei-me partícipe de uma santidade
Igual a vossa:
Fazei-me conforme a Cristo,
Ideal de minha vida.
Confio-vos meu entusiasmo
E o ardor de minha juventude,
Para que Vós me ajudeis a não envelhecer na fé
Confio-vos minha capacidade e desejo de amar,
Ensinai-me e ajudai-me a amar
como Vós amastes e como Jesus quer que se ame.
Confio-vos minhas incertezas e angústias,
Para que em vosso coração eu encontre
Segurança, sustentáculo e luz,
Em cada instante de minha vida.
Com esta consagração
Comprometo-me a imitar vossa vida.
Aceito as renúncias e sacrifícios
Que esta eleição acarreta,
E vos prometo, com a graça de Deus
E com vossa ajuda,
Ser fiel ao compromisso assumido.
Ó Maria, soberana de minha vida
E de minha conduta
Disponde de mim e de tudo o que me pertence,
Para que caminhe sempre junto ao Senhor
Sob vosso olhar de Mãe.
Ó Maria!
Sou todo vosso
E tudo o que possuo vos pertence
Agora e sempre.
AMEM.
Fuente: laoracion.com
*****************
Consagração a Jesus Cristo pelas Mãos de Maria Santíssima, pelo Método de São Luis Maria Grignion de Montfort
***********************